Moor Street no inverno (Dezembro de 2010) - Foto: Melissa Becker

No transporte público (1) – Vamos de trem?

SemanaP

*Agora segue uma sequência de três posts nesta série especial para quem está pensando em se mudar ou os recém-chegados a Birmingham: o deslocamento pela cidade com o transporte público. No entanto, se você mora aqui há mais tempo e tem dicas, deixe um comentário!

Birmingham tem um bom sistema de transporte público – tem trem (mas não metrô), ônibus e tram.

Um alerta: sempre consulte o horário em que as linhas começam ou param de circular. O último trem, em geral, parte de uma das estações centrais antes da meia-noite, por exemplo.

Se estiver com passagens aéreas ou de ônibus para aqueles horários superbaratos, pode gastar mais ao pegar um cab ao aeroporto ou a Digbeth Coach Station por falta de opção.

Veja algumas dicas neste e nos próximos posts:

Moor Street no inverno (Dezembro de 2010) - Foto: Melissa Becker
Trem antigo na Moor Street Station (Dezembro de 2010) – Foto: Melissa Becker

De trem

Considero a forma mais prática de se deslocar em uma cidade desconhecida. Estações são pontos de referência, e, sobre trilhos, evita-se a lentidão do trânsito. Em Birmingham, há três estações centrais: New Street (a maior), Snow Hill (na Colmore Row) e Moor Street (atrás da Selfridges, no Bullring).

O valor das passagens varia, conforme a distância. Já aconteceu de, num sábado à noite, cruzar a cidade e pagar apenas 2 pounds (go and return), no super off peak! Os horários ‘fora do pico’ são definidos pelas companhias e também variam.

> Adicione aos favoritos: National Rail Enquiries. É o site que reúne todas as linhas, de todas as empresas por todo o Reino Unido – do seu bairro até o centro de Birmingham, do sul da Inglaterra ao norte da Escócia. Fácil para fazer pesquisa de horários e valores e confiável para comprar. Quanto maior antecedência, mais baratas as passagens de longas distâncias.

6 thoughts on “No transporte público (1) – Vamos de trem?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *