No transporte público (2) – Vamos de ônibus?

SemanaP

*Essa é a segunda parte das dicas sobre transporte público em Birmingham, nesta semana especial no BrummieBR. 

De ônibus na cidade

O valor da passagem depende da distância, da empresa, se é go and return… Informe-se qual é a empresa que atende os locais que você precisa ir com maior regularidade e procure fazer seu bus pass com antecedência. Grandes changes de ser a National Express West Midlands.

Maior parte das linhas de ônibus é feita pela National Express West Midlands - Foto: Melissa Becker (2010)
A maior parte das linhas de ônibus em Birmingham é operada pela National Express West Midlands – Foto: Melissa Becker (2010)

Na loja da National Express no subsolo do Pavillions (na High Street, no centro, próximo ao Bullring), é possível fazer um cartão para diferentes períodos, mais barato do que pagar diarimente pelo day saver.

Estudante tem desconto. Há vários representantes que vendem bus pass pela cidade, como lojinhas de conveniência, mas nem todos são autorizados a fazer para estudantes e eles nem sabem disso.

Com um desses cartões, posso andar em todos os ônibus da empresa e em quantos eu quiser por dia (não importa se você usa um ou 10 ônibus por dia, o valor é o mesmo).

Atenção: esse cartão não pode ser usado em ônibus de outras empresas. Se você tem necessidade de pegar diferentes empresas e tipos de transporte e quer um cartão para tudo, pergunte pelo n network travel card.

A maioria das paradas (pontos de ônibus) contam com painel eletrônico, mostrando os horários dos próximos ônibus, e a lista de horários em um cartaz. Às vezes, nenhum está correto. Há paradas sem painel e sem tabela – e aí, só Deus sabe quando vai aparecer um double decker para te resgatar.

Já esperei um ônibus por 56min (o 11, em Harborne, por volta das 21h), enquanto que eles circulam com um adesivo dizendo que há bus a cada 8min. Em geral, não é assim, mas acontece.

Inspetores já pararam meu ônibus várias vezes – em algumas com policiais -, conferindo os tickets. Duas vezes, convidaram gentilmente um passageiro para conversar fora do ônibus. As reações não foram gentis.

> Adicione aos favoritos: National Express West Midlands ou o site da empresa que faz a sua linha, para conferir os horários ou como ir a algum lugar.

* * *

De ônibus para fora da cidade

Conheço duas empresas de transporte interurbanoNational Express (mesma empresa, outro site!) e Megabus.

Os ônibus da primeira empresa partem da rodoviária de Birmingham, Digbeth Coach Station – um bairro ao lado do centro.

Já com Megabus, tive que esperar o ônibus em uma “parada” (nada agradável esperar ali em dia de chuva e vento, ainda mais com o ônibus atrasando 30min!!) no centro, próxima à Corporation Street.

Há ônibus com frequência para Londres, por valores que começam por 1 pound (se comprar com antecedência, provavelmente para um horário que não será o ideal…) e uma viagem que dura cerca de 2h35min, 3h, dependendo do itinerário e se há paradas.

Nunca será como viajar de trem (apenas 1h24min!), mas as funfares (como são chamadas essas passagens baratinhas) me convencem!

E você, tem alguma dica sobre o transporte público em Birmingham?

* * *

Posts relacionados:

> No transporte público (1) – Vamos de trem?

4 thoughts on “No transporte público (2) – Vamos de ônibus?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *