Cosméticos e o prazo de validade na Inglaterra

Para saber quando o produto expira, procure pelo símbolo do potinho - Foto: Melissa Becker
Para saber quando o produto expira, procure pelo símbolo do potinho – Foto: Melissa Becker

Já procurou a data de validade de produtos de beleza comprados na Europa?

Mesmo quando eu viaja e levava para o Brasil alguns cosméticos, achava estranho que a data não vinha impressa, como é obrigatório no Brasil.

Cheguei a ouvir que “produtos europeus são tão bons que não vencem”. Mentira.

Como descobrir a validade?

De acordo com uma publicação sobre segurança de produtos do Department for Business Innovation & Skills – BIS [ A Guide to the Cosmetic Products (Safety) Regulations 2008 ], a embalagem deve ter uma data mínima de durabilidade (“Best Before Date”) ou um período após abertura do produto.

Esse período é geralmente estampado no símbolo de um potinho (como você pode ver na foto acima), em meses: 6M (seis meses após aberta a embalagem do produto), 12M (um ano), 24M (dois anos).

Após esse prazo, de acordo com o documento do BIS, “o cosmético não segue mais os requerimentos de segurança geral” do regulamento.

Existem exceções, mas essas são as instruções básicas para a maioria dos cosméticos comprado na Inglaterra que você deve ter em casa.  Parece desperdício colocar produto fora, mas é melhor do que o risco de irritação ou infecção.

3 thoughts on “Cosméticos e o prazo de validade na Inglaterra

  1. Nunca entendi esse metodo. Eu nunca gostei. Primeiro, pq vc nunca lembra qdo abriu o pote pela primeira vez. Segundo, é meio estranho pois se voce nao abrir o pote dp de 1 ano, 2 anos, 3 anos o produto ainda estara bom. Super nada a ver para mim. Ainda prefiro nossas velhas datas imprimidas nas embalagens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *