3 coisas boas da semana

(Uma semana de altos e baixos… Melhor olhar apenas para os altos!)

 

1) Os vídeos de Tara Brach, cujo trabalho mescla psicologia e budismo. O primeiro que vi foi esse abaixo (“Aprendendo a responder, não a reagir”). Ótimo para quem procura material online para meditação.

 

2) Primeiro episódio de Indian Summers, nova série do Channel 4 (domingos, às 21h). No ano passado, li Freedom at Midnight, de Dominique Lapierre e Larry Collins, sobre a independência indiana do domínio britânico (1947), para entender melhor a relação entre os dois países – uma história muito diferente de Brasil e Portugal. A série é situada em mais de uma década antes (1932, para ser mais exata), enfocando a vida dos britânicos na Índia e a crescente vontade de independência entre os locais. Política à parte, excelente fotografia, lindos figurinos e affairs.

 

3) Terminando Nora Webster, do escritor irlandês Colm Tóibín. Ganhei esse livro da Alejandra, de amigo secreto no Natal. Raramente leio ficção por autores contemporâneos, mas gostei de variar o tipo de leitura. O livro conta a história de uma mãe de quatro filhos que recém tornou-se viúva no final da década de 60, na Irlanda. No entanto, não consigo vê-la como heroína – tentando se virar para pagar as contas, sim, mas que mãe é essa que não enxerga o quanto a morte do pai afeta os filhos? Talvez só uma mulher normal, reagindo à sua maneira. Gosto da maneira que o autor “entrega” aos poucos a vida dos personagens: o leitor precisa seguir lendo para descobrir mais adiante as circunstâncias da morte do marido, por que as coisas são como são etc. Há pinceladas de que essa foi a época em que os The Troubles começaram na Irlanda do Norte, repercutindo no país vizinho.

 

 

E quais foram as coisas bacanas da tua semana?

FinalSemana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *