Category Archives: Brasileiros

Como denunciar racismo no Reino Unido

Dias tristes no Reino Unido - Foto: Melissa Becker
Dias tristes no Reino Unido – Foto: Melissa Becker

O pior resultado do referendo sobre o Reino Unido na União Europeia foi o ódio emergente – entre lados, entre países, entre nativos e estrangeiros.

 

Com o aumento de incidentes preconceituosos dirigidos a imigrantes de qualquer etnia (esse álbum no Facebook traz mensagens de chorar), resolvi pesquisar e postar aqui como denunciar casos de racismo no Reino Unido.

Continue reading Como denunciar racismo no Reino Unido

Dicas para procurar empregos no Reino Unido

Coisas que aprendi com meus erros e acertos e dicas que ouvi falar ao procurar emprego na Inglaterra… até que encontrei! O que mais você incluiria?

 

  • Se for seu primeiro emprego no exterior, esteja aberto às possibilidades, nem que seja apenas para ter uma referência para o próximo emprego.

 

  • Mais do que experiência, inicialmente, pense em ter referências no Reino Unido (seja de empregos anteriores, de trabalhos voluntários etc). Isso é importante porque empregadores gostam de contactar os chefes anteriores, mais para saber se a pessoa é confiável e se aparece para trabalhar. Também vai demonstrar que você já sabe como funciona um ambiente de trabalho britânico – mesmo que a experiência do trabalho em si não seja relevante para o novo cargo.

Continue reading Dicas para procurar empregos no Reino Unido

Custo de vida em Birmingham

Odeio quando perguntam qual o custo de vida em Birmingham. E é a questão que mais me fazem.

“Ah, brasileiro não ajuda brasileiro…” Não, gente, não é isso. Também não é porque “sou ryca” e não quero dizer (porque, infelizmente, eu não sou!). Simplesmente:

DEPENDE.

Continue reading Custo de vida em Birmingham

Sentindo o clima da Copa no Brasil e na Inglaterra

Foto: Melissa Becker
Torcedores aguardam o início de Brasil x Croácia no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – Foto: Melissa Becker

Assisti ao primeiro tempo do primeiro jogo da Copa do Mundo no Brasil no aeroporto, em Porto Alegre.

Foi tudo o que consegui ver de Brasil x Croácia em meio à espera do meu voo de volta à Inglaterra, depois de passar duas semanas com a família.  Continue reading Sentindo o clima da Copa no Brasil e na Inglaterra

Permanência definitiva no Reino Unido

Demorou, mas finalmente sou uma moradora permanente do Reino Unido!

É o direito concedido pelo chamado Indefinite Leave to Remain (ILR).

Escrevo esse post para dar uma noção do processo que passei. No entanto, se você estiver pensando em fazer o pedido, muita ATENÇÃO: as regras mudam com frequência, e há detalhes que tornam casos diferentes. Ou seja, prazos e documentos requeridos podem ter mudado quando chegar a sua vez.

Pesquise e se informe antes de entrar com seu pedido. O site do UK Border Agency que eu usava para checar as informações foi modificado, mas você pode encontrar os dados neste site do governo agora. Continue reading Permanência definitiva no Reino Unido

Meu kit para o inverno na Inglaterra

Há quem ache que, porque sou gaúcha, não estranho o frio inglês. Talvez isso seja verdade nos primeiros dias de outono, mas definitivamente não é minha realidade no inverno, em dias de -12°C (ou, vá lá, qualquer dia abaixo de zero!).

Sendo esse meu quarto inverno em Birmingham (não totalmente adaptada, mas em adaptação), fui aprendendo aos poucos como “sobreviverconviver” com a baixa temperatura, embora não há nada que se possa fazer com as poucas horas de luz do dia – a não ser, sair do país.

Esse é meu kit inverno em Birmingham – a maioria dos itens não é nada glamourosa, mas necessária para uma pessoa “friolenta” como eu: Continue reading Meu kit para o inverno na Inglaterra