Passaporte brasileiro renovado pelo correio

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

ATUALIZAÇÃO EM 27/12/2016: leia sobre as novas regras para quem faz solicitação pelo correio neste novo post! A explicação abaixo é de 2013. 

* * *

Recentemente, tive que renovar meu passaporte brasileiro. O vencimento era mesmo só no ano que vem, mas precisava de um novo, com mais de seis meses restantes de validade, para encaminhar meu próximo pedido ao Home Office.

Comecei a me preocupar quando, em agosto, vi reclamações sobre horários disponíveis com o Consulado Brasileiro em Londres apenas em dezembro! :O

Mas a Daniela me falou que fez o serviço pelo correio e foi rápido. Resolvi tentar.

Segui os passos indicados no site do consulado (neste link e neste outro), e deu tudo certo!

> Vantagem: meu passaporte ficou pronto em três dias, sem o estresse de ter que conseguir horário no consulado, ou (para quem no interior do país) de ter que organizar uma viagem em dia de semana para Londres;

> Desvantagem: feito pelo correio, a validade do documento é de apenas três anos (ao invés de cinco anos, quando é feito pessoalmente ou quando o consulado de Londres já tem seus biométricos), e o valor é o mesmo – £64, atualmente.

Foto: Melissa Becker

Na verdade, acabei gastando mais do que £64 – esse é apenas o valor do documento. Como você faz o pagamento por ordem postal, há uma taxa de £8, mais os dois envelopes pré-pagos de entrega especial (um para o envio, outro para o retorno, por £6.22 cada).

Mesmo assim, saiu mais barato do que ir para Londres. Para mim, a validade de apenas três anos não chega a ser um problema. Sei que outras pessoas vão preferir ter o período máximo de validade pelo mesmo valor.

Único arrependimento: não ter colocado meus documentos originais em uma pastinha, antes de colocar no envelope pré-pago (que é de plástico), para que não voltassem amassados.

Foto: Melissa Becker

30 comentários em “Passaporte brasileiro renovado pelo correio

  1. Vou mandar os meus documentos para renovar o meu passaporte pelo correio amanha!
    To morrendo de medo de ter feito algo errado!! Quando voce fez o postal order voce mandou o “cheque” (postal order) junto com os documentos para o Consulado??

    Adorei ter encontrado uma Brasileira que não mora em Londres e mora perto de mim…. vou acompanhar o blog 🙂 Beijos!

      1. Oi, tudo bem? Vai em um Post Office e pede por um postal order. Só precisa ter o valor exato que tem que pagar pelo passaporte e que é para Consulate-General of Brazil in London. É parecido com um cheque, e isso você inclui no envelope quando mandar o pedido de renovação para o consulado.

      2. Obrigada Melissa! Consegui renovar o passaporte, foi bem rápido mesmo 🙂 Agora estou esperando meu visto chegar, espero que seja rápido porque estou comum oferta de trabalho, mas preciso que meu visto chegue :O haha

      1. oi Melissa tu lembra quanto tempo demorou entre o dia da postagem e o recebimento?
        eles receberam o meu ontem pelo rastreio do royal mail mas o status no site do consulado ainda nao mudou para “analise” ta batendo medinho pq tenho uma viagem marcada pro fim do mes !

  2. MuitoObrigada a direcao de Passport ,pois fiquei muito feliz c a rapidez do andamento,somente 4 dias ja estou c ele em maos…obrigada.

  3. Olá Melissa,tudo bem? Parabéns pelo seu blog! Tenho uma dúvida. Quais são os documentos que tenho que enviar ao fazer a renovação do passaporte pelo correio? Outra coisa, estou em débito com a justiça eleitoral há 10 anos, acho que meu título já foi cancelado!! Como devo proceder? Desde já agradeço, um abraço.

    1. Oi, Edna. Tudo bem? Desculpe a demora em responder, talvez tu já tenhas resolvido a situação – mas vamos lá. Os documentos necessários estão neste link, que inclui no post:

      http://cglondres.itamaraty.gov.br/pt-br/passaporte_maior_18_anos.xml

      Depois das últimas eleições, passei a estar em débito com a Justiça Eleitoral também. Não sei o que fazer (porque ainda não precisei resolver isso), mas dá uma pesquisada no site do consulado, que deve ter alguma orientação por lá:

      http://cglondres.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml

      Abraços!

    2. oi Edna, tudo bem? Vi seu post aqui no blog da Melissa e gostaria de saber se vc já consegui resolver sua situação com a justiça eleitoral e como vc resolveu? Estou na mesma situação agora. Espero que vc responda… Desde de já, obrigada e um abraço!

      1. Oi Ariana.. vi sua pergunta e eu consegui quitar minha situação como a justiça eleitoral através do meu pai, pedi que ele fosse no cartório eleitoral e pagasse as taxas no brasil e deu tudo certo ..espero ter ajudado.

  4. Oi Melissa , bom dia .
    Sou brasileira e moro na França , sera que o processo é o mesmo pois amei a idéia de resolver ascoisas por aqui mesmo onde moro , fico bem distante do consulado brasileiro .
    Bom saber que é seguro e eficaz . Se possivél me diga se tenho que preencher pela net ou tudo é mesmo feito nos correios , obrigado .

    1. Oi, Saliene. Tudo bem?
      Não sei se funciona da mesma maneira na França. Eu achei todas as informações que precisava no site do Consulado Brasileiro em Londres. Aconselho você procurar no Google o site do consuladp na França e ver se há informações do tipo. Abraços!

  5. Ola meu nome e carlos. e neste momento tenho um grande Problema, meu passaporte esta no home office a mais de dois anos e nao tenho praso de quando vai voltar. o problema e que ja esta vencido. eu preciso retirar um novo. nao sei se ira prejudicar minha situacao ainda mais. Eu preciso viajar para portugal e brasil. por que preciso ver os meus pais que nao vejo a dez anos, estou perdido por que minha esposa nao entende esta situacao. si alguem tiver alguma solucao por favor avisem me.

  6. Moro em Surrey e fiz a renovação de meu passaporte pelo correio. Coletei as digitais, paguei a taxa e enviei pelo correio na sexta-feira a tarde. Na segunda-feira a noite entrei no site do Royal Post para verificar se minha carta havia chegado e me surpreendi com a msg que já iam entregar no dia seguinte (terça) em minha casa. Não acredtei e enviei uma msg ao consulado que confirmou o processamento. Na terça as 0900 am recebi meu passaporte novo. Total 2 dias uteis. Pelo horario de entrada e saida, meu passaporte chegou ao consulado as 0930 am da segunda e as 1600 ja haviam me encaminhado de volta.

    O unico ponto negativo, foi que minha papelada voltou surrada mesmo eu tendo colocado tudo num envelope bolha para mao amassar que nao retornou!

    1. Bom saber que o sistema continua funcionando, Fabio – embora a papelada siga voltando amassada! No próximo ano, terei que renovar meu passaporte de novo. Mesmo com a validade curta, prefiro a praticidade de fazer tudo pelo Correio do que ir ao consulado. Abraços!

  7. Ola Melissa, muito util este blog! Meu nome eh Juliana e fiquei apenas com uma duvida com relacao ao seu processo. Vc teve que enviar o seu passaporte velho? Abracos!

  8. Por favor vc poderia me dizer pra tirar o passaporte do meu filho de menor o pai precisa levar o passaporte dele tb? o pai nao e brasileiro. muito obrigada

    1. Olá! Desculpe, não tenho ideia como fazer passaporte para menores de idade. Você procurou essa informação no site do consulado? Eu diria que, na dúvida, leva o passaporte, mesmo não sendo brasileiro. Abraços.

  9. Olá Melissa! Primeiro, quero agradecer por compartilhar como foi o teu processo de renovar o passaporte. E também, se possível, gostaria de saber como você fez para gerar a ordem de pagamento. Porque eu preenchi o formulário, o certificado do título eleitoral, mas não acho onde devo gerar algum boleto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *