Como pedir sua cerveja em um pub na Inglaterra

Em um pub no Brasil, o garçom vai até sua mesa. Ele marca na comanda o que é consumido, e você paga antes de ir embora. Teria como ser diferente na Inglaterra?

Sim, totalmente diferente.

Vá direto ao balcão | The Red Lion, Jewellery Quarter, Birmingham - Foto: Melissa Becker (2014)
Vá direto ao balcão | Pub: The Red Lion, Jewellery Quarter, Birmingham (2014) – Fotos: Melissa Becker

A primeira coisa que alguém faz ao entrar nos pubs do Reino Unido e da Irlanda é ir direto ao bar (ao balcão propriamente dito), para pedir a primeira bebida da noite. O atendente não vai levar à sua mesa: você vai esperar que ele a sirva.

Típica ale inglesa | The Plough, Upton on Severn, Worcestershire (2012)
Típica “ale” inglesa | Pub: The Plough Inn, Upton on Severn, Worcestershire (2012)

Se a escolha for uma pint de real ale (a típica cerveja inglesa, mais comumente consumida em temperatura ambiente), espere o copo vir cheio até a borda (transbordando, por vezes) e com um colarinho mínimo – o que é um desperdício no ponto de vista britânico!

É nesse momento que o freguês deve pagar pela bebida. Esquece comanda, não tem. Ainda vai consumir mais? Sem problemas: pague a cada vez que pedir algo. É o estilo inglês.

A maior parte dos pubs aceita cartão, mas, por se gastar muitas vezes valores baixos ao longo da noite, é recomendado ter dinheiro vivo, melhor ainda se for trocado.

 

* * *

Escolha a sua mesa | Pub: Ye Olde Trip to Jerusalem, Nottingham (2010)
Escolha a sua mesa | Pub: Ye Olde Trip to Jerusalem, Nottingham (2010)

 

Com sua bebida na mão, é hora de procurar uma mesa.

Se a intenção é pedir algum prato, peça o menu no bar, se não tiver na mesa. Mas atenção: melhor se informar até que horas a cozinha funciona. Há pubs que não servem comida depois das 21h (lembrando que a maioria fecha as portas às 23h).

Em alguns, o atendente vai até sua mesa para anotar o pedido, e o cliente pode pagar a conta no final (incluindo bebidas). Noutros, o freguês vai ter que ir até o bar quando tiver decidido o que vai consumir e pagar na hora do pedido. Esse ponto varia e, na dúvida, é melhor perguntar como funciona.

 

* * *

Cada um paga uma rodada | Pub: The Old Joint Stock, centro de Birmingham (2010)
Cada um paga uma rodada | Pub: The Old Joint Stock, centro de Birmingham (2010)

Se estiver acompanhando por um grupo de amigos britânicos, a tradição manda que cada um pague uma rodada.

Claro que prevalece o bom senso (ou a disposição do grupo): se a turma é grande e a manhã seguinte é de trabalho, não se espera que cada um beba 16 cervejas porque 16 pessoas DEVEM pagar por uma bebida cada! As rodadas podem continuar no(s) próximo(s) encontro(s), com cada um pagando uma.

Se o grupo é de estrangeiros, na minha experiência, cada um paga o seu.

A partir daí, é tudo igual aos nossos costumes. Aproveite, mas beba com moderação. Cheers!

7 thoughts on “Como pedir sua cerveja em um pub na Inglaterra

  1. Muito bom!! Gostaria de saber disso antes de vir pra cá, mas agora tá tudo bem. Se entender (bartender e cliente) no barulho do pub também é um desafio.

  2. Em alguns pubs vc tb pode perguntar: Can we open/run a tab? Isso significa que vc pode pedir pra “abrir uma comanda” e pagar tudo no final – se voce nao for pedir apenas uma pint. Acho valido no caso de voce comecar a beber, ai resolve comer algo, ai chega um amigo etc etc. A maioria dos pubs faz isso. 😉

    1. Esses dias mesmo, fui em um bar de hotel em que eles pediram o cartão de banco – ele ficou em um “locker”, enquanto nós ficamos com a chave. Mas foi a primeira vez em quatro anos que vi isso, hehe. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *