Mais uma provinha do sabor do #FutureFoodies

O #FutureFoodies, a primeira feira de gastronomia e mídia social de Birmingham, foi uma ótima oportunidade para saborear amostras e conversar com pessoas que propõem, por meio de seus produtos, um movimento independente e de renovação desse cenário na cidade.

Para quem mora aqui, vale a pena ler a reflexão que a Yasmin Ali fez sobre o evento. Como ela diz, comida não é apenas saborosa, é simbólica.

Seguindo a “jornada” pelo saguão do Hotel La Tour (onde ocorreu o #FutureFoodies),  canapés e cocktails apresentaram uma amostra do que é servido no bistrô francês Le Truc, localizado no Arcadian. O crepe de salmão defumado, endro e crème fraîche e o steak tartare (abaixo) eram cheios de sabor.

Foto: Melissa Becker

No “fim da festa”, restou apenas uma versão sem absinto do drink Death on the Afternoon (tenho que provar o original um dia desses).Foto: Melissa Becker

* * *

Foi difícil falar com o Albert, do Ubuntu Handmade Bread, devido ao grande movimento ao redor de sua mesa, mas fiz questão de dizer o quanto adorei seus pães.

Sem a oferta de padarias como a que encontramos no Brasil, comprar pão fresquinho em Birmingham dificilmente faz parte da rotina. Os grandes supermercados até fazem suas próprias fornadas (não muito inspiradoras), mas o mais comum são os de sanduíche mesmo – e que não poderiam ser mais sem gosto.

Não à toa, pães como o do Albert são chamados de “real bread”. Já provei outros caseiros muito bons por Birmingham, mas os do Ubuntu me fizeram recordar os pães feitos pela minha família. Uma grande variedade, mas garanto que os de tomate secos, integral e com ervas e azeitonas são ótimos.

Foto: Melissa Becker

* * *

Quem mora ou morou no Reino Unido sabe que a sidra tem totalmente outro status por aqui (ou seja, não é considerada “espumante de pobre”). Obviamente, existem marcas de má qualidade,  mas já descobri ótimos rótulos – como os produzidos pela Aston Manor Cider.

No #FutureFoodies, provei o clássico de maçã, mas meus preferidos foram justamente os extremos: a levíssima Kinsgtone Press Pear (de pera, perfeita para um dia quente) e a Malvern Gold Premium Reserve (mais encorpada, uma boa combinação para carnes assadas, como porco).

Foto: Melissa Becker

* * *

Demorou, mas finalmente cheguei ao único “prato principal” que provei. E foi street food.

Em um post a ser publicado no BrummieBR em breve, comento que Birmingham vive uma onda mexicana. E só aqui eu poderia esperar que surgisse um burrito indiano.

Já havia ouvido falar com entusiamo do Wrapchic e duvidava que essa fusão fosse ser do meu gosto. Fui de taco com carne de porco (uma opção mais apimentada que o frango servido por eles no #FutureFoodies), que me convenceu a ir lá um dia.

Casualmente, passei neste sábado pela frente do Wrapchic e vi que eles têm “healthy samosas”. Provarei e escrevei aqui.

Foto: Melissa Becker

DSC_0897

Foto: Melissa Becker

* * *

> Também beberiquei: cerveja Beer Geek Unique, uma dark bitter com sabor frutado, um um “whisky para iniciantes” indicado pelo Birmingham Whisky Club e vinhos da BYWine, trazidos pela Laura Clay – entre eles, o Château Bauduc Bordeaux Rosé, um rose com o mais delicado tom rosado que já bebi, produzido na França  por um inglês. Conversei rapidamente com a Laura sobre vinhos brasileiros e ela mencionou o que o nosso espumante está entrando mais no mercado daqui.

> Conversei com esses simpáticos, mas não provei seus pratos e produtos: um gerente do Punjabi Rasoi – participante que teve uma das filas mais longas da noite – e o Lewis, da Lewis’s Deli & Grocer, em Moseley. Ambos me convenceram a ir a seus espaços para descobrir mais.

> Último snack: no stand do Heart of England Fine Foods (abaixo), Just Crisps Sea Salt & Black Peper, uma batata frita em óleo de canola produzido pela própria marca. Sequinho e saboroso.

Foto: Melissa Becker

Quer a sobremesa? 

Não deixe de ler o post O doce sabor local no #FutureFoodies!

* * *

EXPOSITORES DO #FUTUREFOODIES

ENTRADAS
Lewis’s of MoseleyKitchen Cookery SchoolUbuntu Handmade Bread

PRATOS PRINCIPAIS
Le Truc CafeDigbeth Dining ClubHeart of England Fine FoodsPunjabi RasoiWrapchicUniversity College Birmingham

SOBREMESAS
Aalto RestaurantMiss Apple SweetsDevenish GirlCupkakeryMiss Macaroon

DRINKS
Aston Manor CiderBeer Geek BreweryBYWineThe Birmingham Whisky Club

> Leia mais no Dine Birmingham

AssinaturaBordo

2 comentários em “Mais uma provinha do sabor do #FutureFoodies

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *