Nando's: comida lusitana só para inglês ver?

Demorou, mas finalmente fui ao controverso Nando’s.

Parece exagero chamar de controverso um lugar que serve frango, mas não é apenas o sabor do piri-piri que divide gostos.

Há ingleses apaixonados, a ponto de explicitar a preferência na bio do Twitter. De brasileiros, o que ouvi foi que o local tinha, invariavelmente, um péssimo atendimento.

Foto: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

Mas o convite de um casal de Portugal, a Shana e o Ricardo, me animou. Afinal, é uma cadeia (meio) lusitana de restaurantes: um sócio é de Portugal, o outro da África do Sul, e os restaurantes refletem as duas culturas e mais um pouco.

Se o ponto forte do cardápio é o frango com piri-piri (português), a decoração tem toques de arte africana. No entanto, já vi inglês dizendo que o local era brasileiro – mas isso pode ter sido a influência da Brahma e da Ivete no meu amigo.

Foto: Melissa Becker
Curti alguns detalhes da decoração

* * *

Fomos ao Nando’s do Mailbox, bem cheio em uma noite de sábado (20min de espera para uma mesa).

Na hora de pedir, o sistema é um pouco diferente: você entra na fila do caixa, escolhe o prato, o “grau” de pimenta para a carne, de acordo com o Peri-ometer, e os acompanhamentos. O interessante é que as combinações resultam em diferentes pratos, fazendo a oferta do cardápio parecer maior do que realmente é.

Decidi ir pelo o que mais faz meu gosto (o que acabou excluindo frango e, ops, o piri-piri!): fui de Prego steak roll, temperado com limão e ervas (o mais fraquinho na escala do Peri-ometer), com salada de folhas verdes. Bom.

Foto: Melissa Becker

Mas, com a desculpa de que escreveria para o blog, ainda dei uma bicada na comida de todo mundo!

Éramos uma mesa internacional, digamos – além da Shana (venezuelana que morou por muitos anos em Portugal) e do Ricardo (português), havia a Karen (brasileira) e o Marek (polonês) e meu marido (inglês, mas que já tinha ido a um Nando’s e achou a rede “superestimada”). Os pedidos foram bem diferentes, com variações também na escala da pimenta (repare na “plaquinha” de cada prato):

Foto: Melissa Becker
Asinhas de frango com piri-piri médio, milho assado e batatas fritas
Foto: Melissa Becker
Spicy rice como acompanhamento (gostei)
Foto: Melissa Becker
Fígado de frango e ratatouille
Foto: Melissa Becker
Frango com piri-piri hooooooooooooooot!

Na hora da sobremesa, havia apenas UM pastel de nata – ou naughty natas, como consta no cardápio -, e a próxima fornada ainda iria demorar alguns minutos. Fiz questão de saber a opinião dos portugueses – seria o Nando’s um restaurante português para inglês ver?

Apesar da aprovação ao frango com piri-piri, o parecer dos “especialistas” não foi favorável ao pastel de nata do Nando’s – seguimos à procura de doces portugueses em Birmingham!

Acabei pedindo um Choc-a-Lot Cake – porque uma boa dose de chocolate faz bem para o humor:

Foto: Melissa Becker

* * *

Impressão final: não é mesmo ruim como a imagem que os brasileiros me passaram, mas também não é tão maravilhoso como muitos ingleses juram que é. Devo ir de novo um dia desses, sim. E até provar uma das naughty natas.

Se a comida não foi a estrela da noite, valeu pela experiência (finalmente, pude ter a minha opinião sobre o local, haha) e principalmente pela companhia. <3

0 comentários em “Nando's: comida lusitana só para inglês ver?

  1. Só tenho pena é que a “oferta” de comida portuguesa passe por pratos assim. Não me entenda mal, eu sou fã de um “Prego no pão” e outros petiscos do género. Mas a culinária portuguesa e tão rica e tão diversificada que ficaria feliz por encontrar fora de Portugal uma culinária que fizesse jus a essa riqueza. 😉

    1. É verdade, Filósofa. A culinária portuguesa é mais rica do que isso, e nós (brasileiros) sabemos. Lamento que pode ser a imagem que os ingleses têm do que é a gastronomia de Portugal (apesar de que li, há muitos anos em uma revista britânica, uma matéria sobre o Nando’s e lembro de ter ficado com a impressão de que era algo mais “global” do que português).
      Obrigada por comentar!

  2. O nando’s está longe de ser comida “tipicamente” portuguesa. É um produto feito ao gosto inglês, parece uma “fast food” mais elaborada.
    Parabéns pelo blogue!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *