O menu de Natal do italiano Carluccio’s

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

Experimentamos (quase todo) o menu de Natal do Carluccio’s, rede de restaurantes italianos presente em quase todas várias cidades do Reino Unido.

Foi meu primeiro jantar natalino neste ano, com amigas brasileiras (começamos cedo, não? Para os propósitos deste post, vou chamá-las de “conselho gastronômico do BrummieBR”).

Fomos ao Carluccio’s do Grand Central (o novo shopping junto à New Street Station, em Birmingham).

Com as opções do menu de Natal da casa, os valores são  £16.99 por dois pratos (entrada e prato principal, por exemplo) ou £19.99 por entrada, prato principal e sobremesa – veja o cardápio festivo completo neste link.

Comecei com uma taça do Prosecco Santa Sara, criado especialmente para a rede. Infelizmente, não estava gelado e isso prejudicou o gosto do espumante (pô, Carluccio’s!).

Carluccios_Natal_Melissa_Becker01

Minha opção de entrada foi um bem comum, mas à prova de erros, prato de antipasti della casa – com salames Milano e Ventricina, mussarela de búfala, berijela, abobrinha e pimentões marinados e azeitonas. Simples e delicioso.

A mesa ainda provou as outras duas entradas oferecidas no cardápio: a Zuppa di Zucca (sopa de abóbora, com focaccia caseira, com uma cara ótima) e o Antonio’s Chicken Liver Pâté (patê de galinha, com pão ciabatta e geleia de cebola vermelha, considerado meio gorduroso – experimentei um pouco e estava bom, mas não acho que não conseguiria terminar a porção).

Carluccios_Natal_Melissa_Becker09
Nossas escolhas de pratos principais: frango saltimbocca (à esquerda), risotto festivo (à direita, acima) e alcatra na manteiga com óleo de trufas (abaixo)

Seguindo em frente, fiz mais uma escolha comum, mas que pode dar tão errado… Pedi o Truffle Butter Ribeye Steak (filé de alcatra na manteiga com óleo de trufas e acompanhado de batatas douradas com alecrim e alho) – esse prato é o único mais caro do menu de Natal, acrescentando £3 ao valor total.

Valeu a pena, apesar de não ser nada natalino: o bife estava no ponto que pedi e muito saboroso!

As mesmas batatas acompanham o Saltimbocca Di Pollo Al Vin Santo (peito de frango enrolado em presunto parma com cogumelos salteados e um creme com Vin Santo – um tipo de vinho italiano – e sálvia).

Já o Risotto Festivo, com cogumelos e espinafre baby, é servido com nozes tostadas, wafer de parmesão e um fio de óleo porcini. Vem em uma grande porção e é a opção vegetariana.

O único prato principal que não o “conselho” não experimentou foi o fetucce com camarões. Se alguém provou, nos conte se vale a pena (deixe um comentário).

Carluccios_Natal_Melissa_Becker05

Segundo drink, segunda decepção: espresso martini. Achei o café fraco, ou muito diluído entre os outros “ingredientes”. Mil vezes o do Marmalade.

Carluccios_Natal_Melissa_Becker06

Torta Al Cioccolato, com couli de framboesa, fechou minha noite – tenho que admitir que minhas opções da noite não foram nada ousadas.

Carluccios_Natal_Melissa_Becker07

Talvez eu teria mudado de ideia quanto ao doce se tivesse visto como o panettone carlucciano é servido: com um xarope de Vin Santo e uma bola de sorvete de creme.

Carluccios_Natal_Melissa_Becker08

A Christmas Plum Tart, tortinha de ameixa, vai agradar quem gosta de sobremesa com frutas.

Mesmo se você não estiver interessado no menu de Natal, o Carluccio’s é um bom restaurante italiano, com preços razoáveis (não é o mais barato, mas as massas tem qualidade).

Do cardápio tradicional da casa, minha recomendação vai para o Venison Tortelloni (massa reacheada com carne de veado cozido no vinho – sério, é ótimo).

Costumo ir com frequência ao Carluccio’s do Brindleyplace para almoço durante a semana, porque eles têm um meal deal (comida para levar + bebida) por apenas £5. Sair do escritório e poder saborear um penne com ragu bem feitinho e quentinho nesses dias de frio… É um bom almoço rápido.

Não fiz fotos do interior do restaurante no Grand Central, mas o garçom fez essa selfie que dá para ter uma ideia (apesar da falta de foco!). Sim, estamos de coroas de papel na cabeça, mas isso é assunto para outro post…

Foto: Garçom
Foto: Garçom

O Carluccio’s é a unidade 1 do Grand Central, mais fácil de ser acessado pelas escadas que ficam próxima à entrada da Stephenson Street (lado oposto da Piccadilly Gallery). 

0 thoughts on “O menu de Natal do italiano Carluccio’s

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *