Tap & Spile: além de pork scratchings

Estofados das cadeiras marcados por anos de cervejas derramadas, móveis antigos com o verniz descascado e um bar compacto, com boas opções de real ale.

Essa é a essência do Tap & Spile, um pub de 1821 às margens do canal, no centro de Birmingham. O bacana é que agora ele tem uma nova área para restaurante, sem interferir nas principais características do lugar.

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

Tap_and_Spile_Melissa_Becker03O pub é tradicional não apenas pela antiguidade, mas por ficar aberto até umas 6h – uma das poucas opções para papos ao longo da madrugada. 

Apesar de ser próximo à esquina com a Broad Street (a rua dos night clubs), o clima e os frequentadores são bem diferentes – que bom!

Se um amigo meu quisesse ir a um pub “old school” em Birmingham, eu o levaria lá.

Quando John e eu tínhamos aulas na Brasshouse Language Centre nas noites de segundas-feiras (eu, de inglês; ele, de português), o Tap & Spile era nosso ponto de encontro, antes de voltarmos juntos para casa.

O único “defeito”, ao meu ver, era não servir comida – só saquinhos de batatinha frita, amendoim e pork scratchings (torresmo).

Mas agora a história é diferente: descendo as escadas, tem uma nova área para restaurante. E a comida é bem gostosa!

Tap_and_Spile_Melissa_Becker07

O menu não tem surpresas. É um cardápio típico de pub (fish’n’chips, hambúrguer etc). Na primeira vez, experimentei uma das melhores Chicken Caesar Salad – só uma salada, sim, mas cheia de sabor, com grandes fatias de um frango grelhado à perfeição (sem ser seco) e anchovas.

Tap_and_Spile_Melissa_Becker02

Infelizmente, naquela ocasião, meu marido ficou decepcionado com as batatas que acompanharam o hambúguer que ele pediu. Mas ontem fomos de novo ao local, e houve melhora – fish’n’chips aprovado!

Eu fui de steak & ale pie – tradicional torta caseira de carne cozida na cerveja Old Peculiar, que consta no menu como uma das melhores ales da casa (era a que eu deveria ter pedido, ao invés da Timothy Taylor – mas essa, enfim, caiu bem na tarde ensolarada, embora um pouco fria, desta primavera).

Tap_and_Spile_Melissa_Becker08

A torta tem pastry (massa) apenas em cima da combuquinha, o que garante uma boa quantidade de carne mesmo, bem saborosa! As ervilhas são passadas em alho e óleo, e não temos nada a reclamar das batatas desta vez.

Meu bolo de chocolate foi o mais próximo que comi de uma nega maluca neste país – uma massa mais seca, com calda quente de chocolate e sorvete.

Tap_and_Spile_Melissa_Becker10

Já o bread & butter pudding é um clássico inglês – desta vez, acompanhado de custard.

Tap_and_Spile_Melissa_Becker09

Os pratos não são exatamente baratos (considerando preços de pubs). Mas, se levarmos em conta que as porções são, em geral, boas e bem preparadas e o local é independente, garanto que ainda vou voltar lá. E talvez eu peça uma das pizzas na pedra!

Tap_and_Spile_Melissa_Becker06

O Tap & Spile fica na 16 Gas Street, City Centre, Birmingham (B1 2JT).

Tap_and_Spile_Melissa_Becker05

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *