Por uma rotina de beleza orgânica e sustentável

Photo me (424x640)
Angela é designer de moda – Foto: Arquivo pessoal

(Original interview in English at the end of this post)

Entre minhas amigas, Angela Pereira Alves é a que tem maior conhecimento na área de produtos orgânicos e de moda ética e sustentável.

Apesar de não publicar entrevistas no blog com frequência, convidei a designer de moda para compartilhar um pouco da sua experiência (e dicas ótimas) para quem procurar adotar itens mais naturais, mas não menos eficientes.

Criadora da marca Dew Organic Clothing, Angela é formada em Economia. Trabalhando como buyer de uma confecção francesa na Tunísia, ela se apaixonou pelo lado criativo da indústria de moda. Na Inglaterra, ganhou experiência ao atuar com organizações humanitárias e sem fins lucrativos.

No site de sua marca, a designer diz:

“Questões ambientais e bem-estar social se tornaram não apenas uma área de interesse, mas uma parte integral da minha vida”.

Durante nossos almoços, beleza e moda eram assuntos que apareciam com frequência, mas nunca tínhamos tempo suficiente para continuar o papo – a solução foi entrevistá-la, haha! Atualmente, Angela está em Malta como parte de um programa para jovens empreendedores.

Apesar de ter nascido em Portugal, ela cresceu na Normandia, no norte da França (e francês é a sua primeira língua). Essa entrevista foi feita em inglês e depois traduzida por mim, e você encontra a versão original no final deste post.

Essa é a primeira parte da entrevista – é longa, mas vale ler até o final! Confira:

 

“A indústria da beleza não é tão regulamentada como outras. Isto significa que algumas empresas podem rotular os seus produtos orgânicos, embora sejam feitos com apenas 1% de componentes orgânicos genuínos.”

 

BrummieBR – Por que devemos usar produtos de beleza orgânicos?

Angela – Produtos de beleza são utilizados nas áreas mais sensíveis do nosso corpo. Se pensar nisso, maquiagem é aplicada nos lábios, nos olhos e diretamente na pele, como as bases. São os produtos mais importantes em nossas vidas porque são essenciais. Quando se trata de shower gel, shampoos, cremes para o corpo e de barbear e desodorantes, confiamos neles para cuidar dos nossos corpos bonitos, fazendo nos sentirmos bem sobre nós mesmos. E não devemos esquecer a pasta de dentes.

Com isso em mente, e sabendo que uma quantidade significativa de produtos é absorvida por sua pele, você aplicaria produtos que contêm ingredientes químicos sintéticos identificados na contribuição para o desenvolvimento de câncer e outras doenças graves?

(Esse link, indicado por Angela, lista 20 ingredientes para evitar quando comprar cosméticos – em inglês.)

 

 

Fotos: Angela Pereira Alves
Maquiagem orgânica – Fotos: Angela Pereira Alves

 

Quais são os principais aspectos de um produto de beleza orgânicos? Como podemos verificar se eles são realmente orgânicos?

Um produto orgânico deve conter principalmente ingredientes orgânicos e ter um mínimo de químicos sintéticos.

A Soil Association, a principal organização de certificação orgânica no Reino Unido, nos diz em seu site que “95% dos agro-ingredientes de um produto e 20% de todo o produto deve ser orgânico. Os restantes ingredientes devem satisfazer critérios rigorosos para garantir que não são prejudiciais para a saúde ou o ambiente. Os produtos também devem cumprir as normas ambientais de embalagem e fabricação … ”

É importante dizer que a indústria da beleza não é tão regulamentada como outras nesse campo. Isto significa que algumas empresas podem rotular os seus produtos orgânicos, embora sejam feitos com apenas 1% de componentes orgânicos genuínos.

Para obter um produto orgânico real, felizmente há certificações que garantem que todos os produtos que indicam estas certificações passaram por verificações exaustivas e de acordo com os padrões. Procure BDIH na Alemanha, Cosmebio e Ecocert na França, ICEA na Itália, Soil Association no Reino Unido e USDA’s National Organic Programme (NOP) nos EUA.

É sempre bom ter em mente a lista das mais conhecidas substâncias químicas e verificar os rótulos antes de comprar.

 

“Não acho que sejam mais caros. O preço depende da marca e de sua estratégia de marketing.”

 

Eles são mais caros?

Não acho que sejam. Assim como entre as principais marcas de skincare e cosméticos, encontra-se uma variedade de preços, embora a maioria use os mesmos ingredientes. Na minha opinião, o preço depende da marca e de sua estratégia de marketing.

Existem sites que vendem diversos produtos com uma gama de preços. Acho eles úteis, pois dão uma boa ideia da variedade de preços e produtos disponíveis. Eu uso dois: So Organic e My Pure.

Acredito no princípio de usar menos, mas de melhor qualidade. Overindulging não é a minha praia.

 

 

Em termos de qualidade, produtos de beleza orgânicos conseguem ser tão bom quanto os tradicionais? Pergunto porque experimentei alguns, e a qualidade simplesmente não era boa o suficiente para me fazer substituir o que costumo usar.

Sim, a qualidade é boa o suficiente. Acho que é mais sobre encontrar um produto adequado para seu tipo de pele ou aos padrões que você está acostumada. E, sim, encontrar esse produto pode ser difícil.

Ter uma pele muito sensível e seca me levou a algumas tentativas antes de encontrar os produtos para o corpo e creme para o rosto perfeitos. Mas aconteceu o mesmo quando usei produtos não orgânicos. Na verdade, minha busca pelo mundo orgânico, há 15 anos, surgiu do fato de que eu não estava encontrando produtos que me satisfizessem.

Agora estou muito satisfeita com o que uso. Na maioria das vezes, utilizo os mesmos, mas não me importo em experimentar novos produtos de tempos em tempos.

 

“Vá em frente e experimente. Não sinta que, de repente, tenha que substituir todos os produtos de uma vez!”

 

Qual o tipo de produto que você recomendaria para aqueles que nunca usaram qualquer item orgânico antes?

Depende das necessidades e motivações para querer experimentar um produto orgânico, em primeiro lugar. Se for, como eu, uma questão de pele sensível, então vá diretamente para o produto que pode resolver o problema.

Se tem interesse por problemas de saúde e não quer mais produtos químicos desagradáveis em sua pele, talvez procure por um gel de banho e um creme para o corpo.

Qualquer passo na direção certa é um bom passo. Vá em frente e experimente. Não sinta que, de repente, tenha que substituir tudo de uma vez! Isso seria demais e muito caro! Basta tentar um ou dois produtos por vez.

 

2016-01-27 08.44.11 (1024x576)
Variedade de marcas sem químicos sintéticos usados pela designer

 

Quais são as suas marcas favoritas e onde você pode encontrá-los (online, em Birmingham etc)?

Já usei Lovea como xampu, sabonete da Green People, maquiagem da Lavera, da Benecos e da Mádara, creme corporal da PHB Ethical Beauty e desodorante da L’Occitane. No meu rosto, só uso creme da Neal’s Yard, aplicado depois de um splash de água de rosas 100% pura, que compro de uma loja asiática do meu bairro, assim como o pó de henna natural, para nutrir e colorir meu cabelo duas vezes ao ano (que bom que tenho cabelo castanho escuro. Acho que não seja tão adequado para tons mais claros de cabelo, pois dá uma tonalidade alaranjada muito forte!).

Como pasta de dente, procuro algo sem flúor e químicos sintéticos. Já usei Aloe Dent Whitening Toothpaste e Sarakan.

Faço compras principalmente online. PHB Ethical Beauty é uma loja baseada Birmingham e situada no Pavilions (no centro, ao lado do Bullring)*.

 

* Além da PHB no Pavilions, quem mora em Birmingham encontra L’Occitane (que adoro e recomendo) e Neal’s Yard no Grand Central;  e Lavera nas prateleiras da Holland & Barrett. Além disso, a marca polonesa Organique tem uma loja no North Western Arcade, mas não tive tempo de testar e apresentar para a Angela antes de ela se mudar para Malta.

 

Aguarde a segunda parte da entrevista,
na qual falamos sobre moda consciente!

 

==============================

ORIGINAL INTERVIEW IN ENGLISH

Angela Pereira Alves is a fashion designer and the creator of Dew Organic Clothing. Here she shares her views and tips on adding more organic beauty products in our everyday life.

BrummieBR – Why should we use organic beauty products?
Angela – Beauty products are products that are used on the most sensitive areas of our body. If you think about it, make up is applied on our lips, eyes and directly on our skin like foundation. They are the most important products in our lives as they are the essentials. When it comes to shower gel, shampoos, body and shaving creams, deodorants, we trust them to take care of our beautiful bodies leaving us feel great about ourselves. And we should not forget the toothpaste we put in our mouth.
So with this in mind, and knowing that that a significant amount of products is absorbed by your skin, would you apply products that contains synthetic chemicals that have been identified to contribute to cancer and other serious diseases?
http://www.treehugger.com/organic-beauty/20-toxic-ingredients-avoid-when-buying-body-care-products-and-cosmetics.html

 

Which are the main aspects of an organic beauty product? How can we check if they are actually organic?
An organic product should mostly contain organic ingredients and have a minimal synthetic chemicals.
The Soil Association, the main organic certification organisation in the UK, tells us on its website that “95% of a product’s agro-ingredients and 20% of the entire product must be organic. The remaining ingredients must meet strict criteria to ensure that they are not damaging to our health or the environment. Products must also meet environmental standards for packaging and manufacturing…”
Now, it is important to say that the beauty industry is not as regulated as other industries in that field. This means that some companies will label their products organic although they are made with only 1% of genuine organic components.
To get a real organic product we luckily have certifications that ensure that all products displaying these certifications have gone through thorough checks and up to the standards. Look for BDIH in Germany, Cosmebio and Ecocert in France, ICEA in Italy, Soil Association in the UK and USDA NOP in the USA.
It is always good to keep in mind the list of the most well know chemicals and check the labels before buying.

 

Are they more expensive?
I don’t believe so.
Like in mainstream skincare and cosmetics, you will find an array of different prices although most products are using the same ingredients. To my mind, the price depends on the brand and their marketing strategy.
There are websites selling diverse products with a range of prices. I find them useful as it gives me a good appreciation of the prices range and variety of products available. I personally use http://www.soorganic.com/ and http://www.mypure.co.uk/
I believe in the principle: ‘using less but better quality’. Overindulging is not my thing.

 

In terms of quality, can organic beauty products be as good as the mainstream ones? I’m asking this because I’ve tried a few and the quality was simply not good enough to make me substitute the “normal” ones I usually use.
Yes, the quality is good enough. I think it is more about finding a product that is suitable for your skin type or the standards you are used to. And yes finding a that product can be more difficult that we would like.
Having a very sensitive and dry skin it took me a few attempts before finding my perfect body care and face cream. Similarly it was the same when I used non organic products. In fact my pursuit into the organic world, 15 years ago, came from the very fact that I could not find the products that were satisfying me.
I am now very pleased with the products I am using. I mostly stick to the same ones but I do not mind trying new ones from time to time.

 

Which type of product would you recommend for those who had never use anything organic before?
I think it may depends on the needs and motivations for wanting to try an organic product in the first place. If it is, like me, a sensitive skin problem then go directly for the product that may solve the problem.
If you are interested in organic products for health concerns and no longer want the nasty chemicals on your skin then perhaps go for a shower gel and body cream.
Any step in the right direction is good step. So go on and give it a try. And don’t feel that suddenly you have to replace you toiletry box all at once! That would be overwhelming and very expensive! Just go for a product or 2 at a time.

 

What are your favourite brands and where you can find them (online, here in Birmingham etc)?
I used Lovea as shampoo, Green People soap; Lavera, Benecos and Mádara make up, PHB Ethical Beauty body cream. L’Occitane deodorant. On my face, I only use Neal’s Yard face cream applied after a splash of 100% pure rose water that I buy from my local Asian shop as well as natural henna powder to nourish and colour my hair twice a year (it is fine as I have dark brown hair. I guess not so suitable for lighter shades of hair as you will end up with a quite bright orange tint!).
As for the toothpaste, I look for something without fluoride and no nasties. I used Aloe Dent Whitening Toothpaste and Sarakan.
I shop online mainly. PHB Ethical Beauty is a Birmingham-based shop situated in the Pavilions.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *