Paixão portenha no palco do Hippodrome

Dez bailarinos de tango, dois de dança contemporânea e o resultado é a poesia tanguera m¡longa, do diretor belga Sidi Larbi Cherkaoui.

O espetáculo terá segunda apresentação hoje, às 19h30min, no Birmingham Hippodrome, como parte da programação do International Dance Festival Birmingham 2014 (IDFB).

Fotos: Tristram Kenton, Divulgação
Fotos: Tristram Kenton, Divulgação

Fui à primeira noite do espetáculo a convite da organização do IDFB. Confesso que, ao ver a programação do evento, foi m¡longa que me fez suspirar.

Minhas expectativas já tinham sido superadas no momento da abertura das cortinas. Ao ver os músicos no palco, pensei que era como estar em Buenos Aires. Por outro lado, eu sabia que esse não é um show típico das casas de tango portenhas.

>>> Leia também: Sideways Rain no Hippodrome

O diretor afirma que seus espetáculos são sobre relacionamentos, e ele encontrou um grande parceiro no tango para contar esse tipo de história no palco.

Fotos: Tristram Kenton, Divulgação

No entanto, ao respeitar tradições, mas não se limitar a elas, Cherkaoui conseguiu inserir na dose certa a dança contemporânea e a complexidade dos relacionamentos contemporâneos. Afinal, nem todas as histórias amorosas de hoje em dia envolvem apenas um homem e uma mulher.

Assim, há momentos em que os passos são dados por três bailarinos,  entrelaçando pernas, entrelaçando histórias.  Acredito que dificilmente veria um show de tango assim em Buenos Aires.

Fotos: Tristram Kenton, Divulgação

Mesmo assim, m¡longa leva o espectador para a capital argentina, com projeções no palco de ruas de La Boca, passagens pela frente da Casa Rosada e caminhadas pelos corredores do cemitério da Recoleta.

Astor Piazolla y outros tanguitos más servem como trilha sonora executada lindamente pelos músicos no palco.  Gostei tanto que veria de novo.

Junto à programação brasileira do IDBF, m¡longa reforça o sabor sul-americano no último final de semana do evento em Birmingham. Confira abaixo e aproveite.

* * *

Foto: Steward Helmley, Divulgação
Foto: Steward Helmley, Divulgação

Aproveite o último final de semana do IDFB

> Última apresentação de m¡longa, hoje, às 19h30min, no Hippodrome

> Rebel Spirit – Brazilian Club Night, em parceria com Espírito Brum, hoje, às 20h, no PST (Digbeth)

> Continuação do Festival Internacional de Capoeira & Carnaval, no mac birmingham (Cannon Hill Park), com Carnaval brasileiro na tarde de domingo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *