Pen Museum no Jewellery Quarter

Visitei o Birmingham Pen Museum no ano passado, em uma época em que eu estava conhecendo melhor o Jewellery Quarter – hoje, é uma das regiões da cidade que acho mais interessante!

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

Apesar da área ser historicamente mais dedicada à joalheria, esse museu da caneta e da escrita conta o papel de Birmingham na história da “revolução da informação”.

Pen Museum Photo Melissa Becker 04

Aberta em 2001, a coleção contém mais de 5 mil objetos, incluindo máquinas de fábricas e outros objetos. O tour nos antigos equipamentos, que inclui a fabricação de pontas de caneta tinteiro (eu fiz a minha!), foi muito bacana. Uma sala de aula da época vitoriana é uma das atrações para as crianças.

Pen Museum Photo Melissa Becker 05

Necessário dizer que a jornalista aqui pirou com as antigas máquinas de escrever – não, né?

Pen Museum Photo Melissa Becker 12 Pen Museum Photo Melissa Becker 11 Pen Museum Photo Melissa Becker 14

O museu tem acreditação e funciona graças ao apoio de voluntários, que fazem um ótimo trabalho. No entanto, quando visitei no ano passado, por vezes fiquei com a impressão de haver muito acúmulo de objetos e pouca explicação de por que itens em específico estavam em exposição – eram só mais do mesmo, ou eles se distinguiam por algum motivo?

Pen Museum Photo Melissa Becker 06Pen Museum Photo Melissa Becker 22Pen Museum Photo Melissa Becker 08

Notei que o site mudou, não sei se houve alguma reformulação no local desde a minha visita. Se você passou por lá recentemente, deixe um comentário, dizendo o que achou!

O Pen Museum fica na Unit 3, The Argent Centre, 60 Frederick St (B1 3HS).

Pen Museum Photo Melissa Becker 01

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *