Sarehole Mill: inspirador até para J. R. R. Tolkien

O lançamento de The Hobbit – The Desolation of Smaug hoje (13) no Reino Unido me lembrou que ainda tenho assuntos do verão para postar, como minha visita a Sarehole Mill, em Hall Green.

Foto: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

O antigo moinho era um dos lugares preferidos de J. R. R. Tolkien na infância. Sim, o celebrado autor de O Senhor dos Anéis nasceu na África do Sul, mas cresceu em Birmingham, onde alguns cenários serviram de base para a criação de suas histórias (apesar de o resultado, na tela, ser a fantástica paisagem da Nova Zelândia!).

Foto: Melissa Becker

Foto: Melissa Becker

ReproduçãoPor exemplo: a inspiração para o Shire em O Hobbit e em O Senhor dos Anéis teria vindo do local onde fica o moinho e seus arredores. Tolkien morou em Moseley, e existem algumas caminhadas pelo bairro organizadas por fãs. Ou as duas torres em Edgbaston (ao lado).

Não li Tolkien ainda (na verdade, nem consegui assistir todos os filmes da trilogia), MAS fiquei com vontade de ler, principalmente para tentar achar mais de Birmingham em suas histórias.

Pelo local, existem “Signposts to Middle-Earth” – pequenas placas de madeira sobre persongens da obra.

Foto: Melissa Becker

Mas mesmo quem não tem interesse no escritor ou em hobbits vai curtir uma visita a Sarehole Mill. É um dos dois únicos moinhos com roda d’água em funcionamento em Birmingham, em um cenário bucólico. 

Foto: Melissa Becker

O prédio foi construído por volta de 1750 e passou por reformas no inverno passado.

Foto: Melissa Becker

Foto: Melissa Becker

A roda d’água é ainda a original.

Foto: Melissa Becker

Fotos: Melissa Becker

Foto: Melissa Becker

O ingresso custa apenas £3 para adultos, com entrada franca no primeiro domingo do mês. ATENÇÃO: Sarehole Mill fica fechado durante o inverno inglês. Abrirá apenas em 12 de abril de 2014. Se ficou interessado, coloque na agenda.

Foto: Melissa Becker

Sarehole Mill fica em Cole Bank Road, Hall Green, Birmingham (B13 0BD)

0 thoughts on “Sarehole Mill: inspirador até para J. R. R. Tolkien

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *