Lanternas chinesas na Inglaterra (Magical Lantern Festival 2016, Birmingham) - Foto: Melissa Becker

Festival das lanternas mágicas no Jardim Botânico

Este final de ano teve uma novidade iluminada em Birmingham: o Magical Lantern Festival, no Botanical Gardens.

Lanternas chinesas na Inglaterra (Magical Lantern Festival 2016, Birmingham) - Foto: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

O evento também ocorre em Yorkshire (Roundhay Park, em Leeds). Nas duas cidades, o festival se encerra no dia 2 de janeiro.

Depois, as lanternas chinesas iluminarão Londres pelo segundo ano consecutivo, no Chiswick House and Gardens (W4 2QN). Serão parte dos preparativos em celebração ao Ano-Novo chinês – 2017 será o ano do galo.

Lanternas chinesas na Inglaterra (Magical Lantern Festival 2016, Birmingham) - Foto: Melissa Becker

Eu já tinha ido ao Jardim Botânico de Birmingham, mas achei interessante poder ir à noite.

As lanternas gigantes, de até 12 metros de altura, seguem basicamente três temas: Natal, natureza e Birmingham.

De acordo com os organizadores, essas instalações estão entre “as mais artisticas e belamente contruídas fora da China. As lanternas representam e celebram o Natal e a cultura e a herança chinesa“.

Senti falta de receber algum panfleto com um pouco mais de informações sobre as figuras espalhadas pelo Jardim Botânico (significado na cultura chinesa, esse tipo de coisa).

Por outro lado, tudo é tão escuro que não daria para ler. Você basicamente segue uma trilha, embora o site dá a entender que são três trilhas (um por tema). Para as atrações de Birmingham, na verdade, é só uma lanterna: a do touro do Bullring.

 

Além das lanternas

As crianças adoram, e os adultos também. Se você for com um grupo de adultos somente, eu aconselharia a ir mais tarde. Escolhemos os tickets para as 17h45min, mas acredito que horários mais tarde tenham menos crianças – minha preocupação era não tropeçar por acidente em alguma delas no escuro, sério.

Logo na entrada, tem comida à venda (pão com linguiça, tipo alemã), mas não se desespere se bater a fome ao longo da trilha. Mais adiante, haverá outras tendinhas, inclusive de churros espanhóis e marshmallow para assar no fogo.

Eu queria muito experimentar, mas o local onde as brasas estavam era muito pequeno e tinha bastante gente “acumulada” ali (tudo bem, depois do passeio, fomos jantar no pub The White Swan, onde havia muito tempo que eu não ia).

Se você for ao Jardim Botânico de Birmingham pela primeira vez à noite, durante o festival, volte durante o dia na primavera ou no verão.

Para as lanternas poderem dar seu show, todo o resto tem que ficar no escuro – mas, assim, os visitantes perdem a beleza da área verde em estilo vitoriano. Por isso, vale a pena voltar em outra estação. 😉

O Jardim Botânico de Birmingham fica na Westbourne Road, em Edgbaston (B15 3TR).

Fotos: Melissa Becker

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *