O show de imagens do fotógrafo Steve McCurry

Foto: Melissa Becker
Fotógrafo americano palestrou em Birmingham – Fotos: Melissa Becker

Destaque da programação do The Photography Show, o fotógrafo Steve McCurry voltou a Birmingham para contar as histórias por trás de suas imagens. 

(Se você nunca ouviu falar sobre ele, provavelmente já viu alguma de suas imagens – leia um antigo post, sobre a exposição realizada em Birmingham em 2010.)

Não quis perder (de novo) essa oportunidade.

Foto: Melissa Becker
Ele fala da menina afegã, uma de suas imagens icônicas, no palco principal do evento

“Foi uma oportunidade única. Tudo se encaixou perfeitamente e tudo o que tive que fazer foi simplesmente acertar o foco.” (Sobre a menina afegã)

McCurry dá uma aula. Sou uma entusiasta, tenho muito ainda a aprender, mas acho que o ensinamento dele que mais me marcou foi: primeiro escolhe a luz, depois o local.

Foto: Melissa Becker
As máximas de Steve McCurry

Outra: as melhores fotos podem acontecer no caminho, não no destino final.

“Peguei minha câmera e corri para o Marco Zero, onde passei o dia fotografando. Percebi que era algo do qual eu tinha que fazer parte. Eu tinha que documentar e fotografar o que estava acontecendo.” (Sobre o 11 de setembro)

Ele falou de sua paixão pela Índia, do dia 11 de setembro (quando estava em Nova York) e de como escolheu o que faria na vida: queria viajar o mundo, e a fotografia poderia proporcionar isso.

Foto: Melissa Becker
Imagens fantásticas da Índia, país que visitou dezenas de vezes

“Às vezes, você tem que se colocar no limite e se arriscar. Eu iria querer conviver comigo mesmo se eu perdesse uma foto.”

O fotógrafo tem vários projetos com temas de suas fotografias (sono, leitura etc), que ele deseja reunir em livros.

No finalzinho da palestra, ele mostrou imagens para o Calendário Pirelli 2013, a versão sofisticada da folhinha de borracharia, que teve o Rio de Janeiro como cenário. Mais lindo ainda pelas lentes de McCurry.

Fila para fotos e autógrafos com McCurry
Fila no final da palestra para fotos e autógrafos com o fotógrafo

The Photography Show

Birmingham tem um dos principais centros de evento da Europa (o NEC, junto ao aeroporto internacional), e muitos “eventos quentes” são sediados lá.

Para quem gosta de fotografia, The Photography Show  (de 1º a 4 de março) foi como um parque de diversões. Não tive tempo de ver quase nada, só vi o McCurry mesmo, mas a programação me pareceu excelente: palestras e  workshops para todos os gêneros (incluindo a criação de sua própria câmera com a Lomography!). Fora todos aqueles equipamentos… 

Se perdeu o evento deste ano, aguarde: a assesoria de imprensa me confirmou que a segunda edição da feira será realizada em 2015 no NEC (de 21 a 24 de março).

Será que Sebastião Salgado vem na próxima? 😉

0 thoughts on “O show de imagens do fotógrafo Steve McCurry

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *