Arquivos por categoria: Serviços

Como consegui a cidadania britânica

Agora sou brasileira naturalizada britânica. Recebi o certificado de cidadania britânica por naturalização recentemente.

Esse foi mais um passo de uma longa jornada.

 

Para quem a cidadania britânica é concedida

A primeira orientação no site do governo é, claro, verificar se você se encaixa nos requisitos para pedir a cidadania. Leia mais Como consegui a cidadania britânica

Passaporte renovado pelo correio na Inglaterra

Há alguns meses, tive o passaporte renovado pelo correio pela segunda vez na Inglaterra.

Passaporte renovado pelo correio na Inglaterra - Foto: Melissa Becker
Foto: Melissa Becker

O Consulado-Geral do Brasil em Londres oferece o serviço aos cidadãos brasileiros que moram no Reino Unido. É a maneira mais prática para quem mora no interior do país, mas você tem que seguir todos os passos do site para não esquecer nenhum documento!

O passaporte renovado pelo correio pode ficar pronto em cerca de uma semana, após o envio da papelada para o consulado.

Na vez anterior, o documento emitido tinha validade de apenas três anos. Agora, recebi um válido por 10 anos! Leia mais Passaporte renovado pelo correio na Inglaterra

Como denunciar racismo no Reino Unido

Dias tristes no Reino Unido - Foto: Melissa Becker
Dias tristes no Reino Unido – Foto: Melissa Becker

O pior resultado do referendo sobre o Reino Unido na União Europeia foi o ódio emergente – entre lados, entre países, entre nativos e estrangeiros.

 

Com o aumento de incidentes preconceituosos dirigidos a imigrantes de qualquer etnia (esse álbum no Facebook traz mensagens de chorar), resolvi pesquisar e postar aqui como denunciar casos de racismo no Reino Unido.

Leia mais Como denunciar racismo no Reino Unido

Mais acessados de 2015

Para quem é novo aqui no blog ou simplesmente não teve tempo de conferir antes, aí vão os posts publicados em 2015 no BrummieBR que tiveram o maior número de acessos. 

Clique nas imagens abaixo para acessá-los!

Como sempre, agradeço a companhia e espero trazer mais posts úteis em 2016.

                TINTAGEL_Pinterest                Dentista_Inglaterra_Pinterest

                Custo_De_Vida_Birmingham_UK_Pinterest                Remedios_Inglaterra_Pinterest

No transporte público: Swift em Birmingham

Duas empresas de ônibus fazem a linha que pego diariamente em Birmingham, National Express West Midlands e Blue Diamond. Até setembro, eu tinha o passe mensal de apenas uma delas.

Ou seja: cada vez que vinha o ônibus da outra companhia, eu deixava passar ou, se estivesse muito atrasada, pagava a tarifa normal para poder embarcar no ônibus.

Mas agora eu tenho o cartão Swift e minha vida mudou! 

Foto: Melissa Becker
Foto: Melissa Becker

Leia mais No transporte público: Swift em Birmingham

Entendendo valores em libras esterlinas

Como “ler” preços em libras? O que é aquele “p” depois do número? Como assim,
“25 quid”?

Libra esterlina é a moeda do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) – em inglês, sterling pound ou apenas pound.

É representada pelo símbolo “£“, mas você também vai encontrar como GBP em sites, por exemplo.

Leia mais Entendendo valores em libras esterlinas

DLG Images - Flickr - CC BY 2.0 - www.directline.com/

Remédios na Inglaterra

Se o médico na Inglaterra prescreve uma receita, o paciente a leva a uma farmácia e paga £8.20* por item. Sim, TODOS os remédios com prescrição têm esse mesmo valor, a menos que a pessoa esteja no grupo que pode receber medicamentos de graça pelo NHS, o sistema de saúde público do Reino Unido, ou o item em específico é fornecido gratuitamente. Simples.

Mas e quando a gente é “recém-chegado” por essas bandas, e o médico diz para comprar um remédio “over the counter” – isto é, sem receita, é só pedir no balcão da farmácia? Ou se a gente está fazendo turismo e bate aquela dor de cabeça? Leia mais Remédios na Inglaterra

Os números de 2014

Foi um grande ano para o BrummieBR.

Agradeço a todos os leitores, porque, sem audiência, o blog não teria utilidade. Poderia satisfazer meu prazer de escrever mesmo assim, mas seria como estar só com meus pensamentos.

Infelizmente, não é minha principal atividade. Há momentos em que preciso deixá-lo de lado (e responder aos leitores com atraso) porque a vida exige, mas, cedo ou tarde, eu volto – e com saudades.

Obrigada por acompanhá-lo em 2014. Espero trazer mais novidades e continuar trocando informações com vocês em 2015. Um ano lindo a todos.

Leia mais Os números de 2014