Como ir para Londres

É caro ir de Birmingham a Londres?
Qual é o melhor meio de transporte para lá?

A Carina deixou essas perguntas em um comentário e, apesar de eu já ter dado uma pincelada no assunto neste e neste posts, resolvi escrever especificamente sobre como ir de Birmingham a Londres

Você pode ir de trem ou de ônibus. Nos dois casos:

> O preço da passagem não é fixo. Varia conforme o horário e a disponibilidade de lugares. Horários de pico são mais caros.

> Se comprar com antecedência, maiores chances de conseguir um bom preço (principalmente se for mais de um mês antes da viagem).

> Você pode comprar a passagem online (leia abaixo para saber como). Capaz de conseguir um preço bem mais em conta do que na hora. Só não esqueça de imprimir e levar outro documento solicitado (ou passaporte, ou cartão com o qual efetuou a compra – sem um desses, mesmo tendo a passagem impressa, eles podem não aceitá-la).

De trem

As empresas que operam viagens para Londres são: Virgin Trains, London Midland e Chiltern Railways.

Passagens podem ser compradas no site de cada empresa, mas acho mais conveniente pesquisar primeiro no site da National Rail Enquiries, que mostra o horário de TODOS os trens, com valores. Para comprar a passagem, o site redireciona para a página das empresas.

A Virgin faz a viagem mais rápida (1h24min), mas tem as passagens mais caras. Já aconteceu de eu achar só a ida por £ 152! Mas já viajei várias vezes por apenas £ 7.50, o trecho.

A London Midland tem tickets por valores mais baixos, mas pode levar quase 3h para chegar em Londres (é “pinga-pinga”).

Tanto Virgin quanto London Midland, partem da New Street Station (a principal estação no centro de Birmingham) e terminam a viagem em London Euston.

Ultimamente, minha escolha tem sido a Chiltern Railways, que leva entre 1h36min e 1h50min para chegar em Londres por um preço razoável.

Os trens partem da Moor Street ou da Snow Hill Station e vão até Marylebone, em Londres. Faz paradas ao longo do caminho, mas não tantas quanto a London Midland. Além disso, o caminho em si oferece a oportunidade de ver um pouco dos campos ingleses.

* * *

De ônibus

Há duas empresas que fazem o trecho Birmingham-Londres: a National Express e a Megabus.

Já usei Megabus para ir a outras cidades (Oxford e Cardiff) – é tentador, tem passagens muito baratas!

Mas melhor evitar: há atrasos de até 30min, e a espera é em paradas pelo centro das cidades, e não na rodoviária. Fica-se plantado, esperando o busão, à mercê do clima britânico. O tempo de viagem para Londres, de acordo com o site, é de cerca de 3h.

É mais tranquilo viajar de National Express, que parte da Digbeth Coach Station (a rodoviária de Birmingham). Pode ser um pouco mais caro, mas nunca experimentei atrasos significativos com eles.  Leva cerca de 3h para chegar na Victoria Coach Station, em Londres.

* * *

Melhor maneira de ir para os aeroportos de Londres!

Quando deixei Birmingham, em 2011, meu avião partia para o Brasil do Gatwick, aeroporto no sul de Londres.

Optei em chegar lá de trem, e passei um pouco de trabalho. Isso porque não há trem direto de Birmingham para o Gatwick – tive que trocar três vezes de trem, incluindo uma estação que estava em reformas e não tinha elevador (considere que eu estava sozinha, carregando uma mala enorme, com minha “mudança” de volta para o Brasil).

Agora, quando vou ao Brasil, uso o London Heathrow e vou de ônibus, direto. É a opção mais prática, partindo da Digbeth Coach Station. Leva de 2h30min a 3h, dependendo do horário.

No site da National Express, pesquise por “From Birmingham – To Heathrow Airport London” e escolha qual o terminal quer ficar.

No Terminal 1 (de onde, em geral, partem meus voos), há uma minirrodoviária, é só sair do ônibus e pegar o elevador para estar na área do check-in.

Na hora da compra, observe se há troca de ônibus. Além das viagens diretas, a pesquisa vai mostrar opções que vão até a Victoria Coach Station e de lá para o aeroporto. O tempo de viagem vai ser maior. Prefiro sempre a direta.

E atenção!

UPDATE 1: Na última vez que fui ao Brasil (pelo Heathrow), resolvi comprar as passagens de ida e de volta separadas. Má escolha, pois sai muito mais caro, no final. Tente as opções “Open return” (volta em aberto, em tradução livre) e “amendable” (que pode ser trocada) – provavelmente mais caro do que a fun fare, mas pelo menos você tem mais flexibilidade e deve sair mais em conta do que comprar os tickets em separado. Paguei quase £40 pela passagem de volta apenas, comprada na hora.

UPDATE 2: Ônibus que saem de Birmingham fora da hora do rush chegam no Heathrow no horário em que consta no site (ou seja, leva mesmo umas 3h). Outros horários não se cumprem devido ao tráfego nos arredores de Londres. Na ida, sai de Birmingham às 15h, e cheguei 40min mais tarde do que o previsto (não cheguei atrasada para o voo, porque troquei a passagem na noite anterior para um horário mais cedo, pensando em possíveis atrasos). Na volta, o ônibus das 17h30min não tinha aparecido até as 18h30min e, graças ao motorista, pude pegar esse último. Mas isso depende MESMO da vontade do motorista, porque eu havia tentado embarcar no ônibus atrasado das 16h30min, e não me deixaram sem a troca da passagem – o que não valeria a pena, pois ele teria partido enquanto eu estivesse lá na bilheteria, pagando mais £ 5 para trocar de horário… Por isso, um “open return” é útil!

Qual a melhor forma para ir de Birmingham a Londres? Você tem uma dica?

0 thoughts on “Como ir para Londres

  1. Obrigada Melissa. Super legal toda essa info. Quero chegar aí com quase todas as minhas dúvidas sanadas. Obrigada e abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *