Da biblioteca: o serviço online de reservas

Ao invés de entrar na biblioteca da minha região e ver o que está nas prateleiras, costumo usar o serviço de reservas online.

site

Isso porque minha lista de livros para ler é tão extensa que, quando entro em uma biblioteca, esqueço do que posso procurar por lá.

O mais fácil para mim é usar a busca no catálogo online e, se encontro por lá, faço a reserva. Escolho em qual biblioteca buscar e depois é só esperar o aviso (por e-mail ou por SMS) de que o livro pode ser coletado.

Uma das grandes vantagens é que o catálogo inclui o acervo de todas as bibliotecas públicas de Birmingham – ou seja, há mais chances de encontrar um determinado título, já que se só existe uma edição em uma unidade no norte, por exemplo, ela será encaminhada para aquela que você escolher coletar.

Como fazer

É possível ter acesso à sua conta por este site, onde, além de reservas, se pode renovar livros, pesquisar o catálogo etc. Você precisa do cartão da biblioteca e de uma senha – basta perguntar em um dos balcões de informações.

Tempo de espera

Esse é a única inconveniência do serviço de reservas. Se o livro está disponível na biblioteca em que se escolheu coletar, é rápido. Se não, pode demorar, em média, de uma a duas semanas.

Na hora da reserva, é possível ver se o livro está emprestado ou há outras antes da sua. Assim que a publicação for liberada e  chegar a sua vez, você recebe a mensagem.

Na nova biblioteca

O prédio da nova biblioteca impressiona, mas e seus serviços?
O prédio da nova biblioteca impressiona, mas e seus serviços?

Recentemente, as duas unidades mais próximas da minha casa estavam fechadas, e escolhi coletar na The Library of Birmingham

Não sei se é porque os serviços ainda estão sendo ajustados, mas todas as reservas que fiz demoraram muito mais do que o costume.

Existe uma sala para os itens reservados, mas funcionários me disseram que ainda não há alguém fixo neste setor. Mas basta procurar algum dos atendentes nas mesas de informações e avisar que se tem uma reserva.

Alguém tentou usar algum serviço da nova biblioteca desde a sua abertura? O que achou?

Veja o que mais você pode encontrar no sistema público de bibliotecas de Birmingham

Read the Printed Word!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *