Dentista_na_Inglaterra_Melissa_Becker

Dentistas na Inglaterra

Na Inglaterra, dentistas atendem pacientes pelo NHS (o sistema público de saúde britânico) ou como em um consultório privado.

Serviços odontológicos nada tem a ver com o seu GP (clínico geral em que se faz registro para atendimento médico). É preciso procurar uma dental practice e se registrar com eles.

Pergunte, na clínica odontológica, se o local está aceitando pacientes pelo NHS. Se sim, espere pagar pelos tratamentos.

Exatamente: dentista não é gratuito na Inglaterra, nem mesmo pelo sistema público de saúde.

Se o dentista o atender pelo NHS, existem três faixas de preços:

> Tratamento dental de emergências e tratamentos na Faixa 1 (como exame, diagnóstico com raio-X, prevenção, flúor etc) – £18.80*
> Faixa 2 (obturações, canal, extrações etc, casos não complexos) – £51.30*
> Faixa 3 (coroa, ponte, dentadura etc) – £222.50*
(*Valores de acordo com a data original de publicação deste post, em agosto de 2015. Verifique se houve reajuste neste link)

Clareamento dos dentes por razões estéticas não tem cobertura do NHS.

 

Na prática

A clínica mais próxima da minha casa tinha preenchido a cota de pacientes pelo NHS quando fui me registrar. Logo, tive que me registrar como paciente particular.

Parece estratégia das clínicas, mas o próprio site do NHS avisa que nem todas as clínicas odontológicas têm capacidade para atender novos pacientes pelo sistema público e que, nesses casos, a pessoa pode ter que ficar em uma lista de espera ou “contactar inúmeras clínicas” até encontrar o local com esse tipo de serviço.

Conversando com britânicos, percebi que existem bem menos consultórios de dentistas do que de médicos em Birmingham e que talvez não seja fácil mesmo encontrar um que atenda pelo NHS.

Assim, me convenci que a clínica mais próxima de casa, mesmo particular, seria a melhor opção para o meu caso. Eles oferecem um plano em que eu pago um pouco por mês (menos de £25, para mim e para meu marido, mas existe uma outra faixa de preço mais barata, por menos de £8 por pessoa) e isso cobre duas limpezas por ano e todos os raio-X para cada um de nós. Se houver necessidade de algo a mais, tenho que pagar a parte, mas com 25% de desconto, entre outros benefícios.

Fiquei em dúvida antes de me registrar e pensei em tentar encontrar um consultório que estivesse aceitando pacientes pelo NHS. No fim das contas, ir pelo particular vai sair mais caro, mas foi a opção mais prática (tenho alguns probleminhas no momento que, pelo NHS, não sairia muito barato mesmo).

Na minha primeira consulta com o dentista, achei que ele foi bem sensato e não quis me empurrar outros tratamentos caríssimos que não são prioridade para a saúde dos meus dentes.

Outra coisa que acho bom neste esquema é que, como no das lentes de contato, eu estou pagando um pouco por mês para ter o básico feito anualmente. Ou seja, na hora de marcar a próxima limpeza, eles provavelmente vão me lembrar e tudo o que terei que fazer é marcar a consulta – já vai estar pago mesmo. Ou acabo esquecendo desses exames de rotina. Com limpeza regular, dificilmente preciso gastar em qualquer outro tratamento.

Dentista_Inglaterra_Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *