Entendendo valores em libras esterlinas

Como “ler” preços em libras? O que é aquele “p” depois do número? Como assim,
“25 quid”?

Libra esterlina é a moeda do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) – em inglês, sterling pound ou apenas pound.

É representada pelo símbolo “£“, mas você também vai encontrar como GBP em sites, por exemplo.

Para entender valores em libras – escritos ou “falados”

1p = one penny (ou seja, um centavo de libra), mas você vai ouvir gente pronunciado aquele “pê” assim: ““, “one pí” etc.

3p = three pence = três centavos de libras (pence é o plural da palavra penny, mas ainda assim podem dizer “three pí“)

£2.20 = duas libras e vinte centavos = eles usam ponto, ao invés de vírgula, para separar os centavos e podem dizer apenas “two twenty”

£ 1,000 = mil libras = sim, e eles usam vírgula, ao invés de ponto, quando chegam na casa dos milhares

Fiver = gíria para cinco libras

Tenner = gíria para 10 libras

Quid = gíria para libra (25 quid = 25 libras)

A grand = gíria para mil libras

 

Moedas e cédulas de libras

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

moedas nos seguintes valores: 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 50p, £1 e £2 (existe ainda uma moeda de cinco libras que nunca vi, porque é comemorativa e lançada em ocasiões especiais – provavelmente, mais para colecionadores do que para o dia-a-dia).

Mas nem sempre elas têm a “mesma cara” – alguns exemplos de versões da moeda de £1:

Moeda_libra_Melissa_Becker02

 

E as cédulas são em: £5, £10, £20 e £50. Na prática, quase não vejo a de £50. Em geral, não tem nos caixas eletrônicos e as pessoas ficam desconfiadas, por isso, é melhor trocar por notas menores em casas de câmbio ou bancos.

Se viajar entre Inglaterra e Escócia, por exemplo, saiba que as notas de cada país (apesar de ter o mesmo valor) são emitidas por seus próprios bancos. Tente gastar as cédulas escocesas em seu país de origem. Há lugares na Inglaterra que não vão aceitar e, até onde sei, casas de câmbio em geral no Brasil não trocam (só aceitam notas que têm escrito: “Bank of England”).

Conversão para real varia diariamente. Por isso, minha sugestão é usar um conversor de moeda online, como o do UOL, ou um aplicativo no celular, como o Currency.

4 comentários em “Entendendo valores em libras esterlinas

  1. Eu tenho todas elas no Brasil. É impressionante como a moeda circula muito e se você não tentar se livrar delas assim que pode, você fica com muita modinhas. Eu separei todas elas, uma de cada para ficar de lembrança e as demais eu usei o mais rapido possivel. ;)))

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *