Óculos e lentes no Reino Unido: como fazer?

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

Esses tempos, a Karen me perguntou como eu havia feito minhas lentes de contato e meus óculos em Birmingham. Por incrível que pareça, o sistema na Inglaterra é diferente do Brasil – ou, pelo menos, diferente do que eu costumava fazer.

Em Porto Alegre, marcava uma consulta com o oftalmologista e ele mesmo encomendava minhas lentes. Por tempos, usei um par de lentes com duração de um ano. Só troquei por modelos que duravam dois meses depois que tive uma espécie de infecção.

Em Birmingham, tive que descobrir sozinha como isso tudo funcionava. Para começar, exames oftalmológicos não são cobertos pelo NHS. Ou seja, a não ser que você tenha algo grave, não será o GP que irá examinar seus olhos.

O primeiro passo é ir a uma ótica – sim, é na ótica que você vai fazer seu exame. Não se assuste, não são os vendedores que vão tentar vender qualquer óculos com qualquer grau para você. Os optometrists são profissionais treinados, que, em geral, atendem em uma parte separada da ótica.

(Ah, e não acho que deva ser fácil fazer o exame em um lugar e tentar fazer óculos ou lentes em outro – acredito que as óticas não aceitam exames de outros lugares.)

Escolhi a Boots da High Street, no centro. Por ter um alto grau de miopia, casos de pressão ocular alta na família e estar com olhos secos na época, optei pelo eye check mais completo (que, no ano passado, custava £30. O normal, em geral, custa £20).

>>> Leia também: Antes e depois de ir ao oftalmologista na Boots

E foi o exame ocular mais completo que já tive em toda a minha vida. Passei por pelo menos seis equipamentos diferentes – incluindo foto da retina. Encaminhei minhas lentes e meus óculos por eles.

Se marcar uma consulta para o exame completo, espere ficar lá pelo menos uma hora. Eles atendem no horário marcado, o problema mesmo é a quantidade de testes (o que é bom – afinal, você está pagando).

Engraçado que raramente vejo o mesmo técnico – mas não chega a ser um problema porque eles guardam todas as informações no sistema.

* * *

Os óculos

A Boots da High Street tem uma variedade enorme de armações (em tipos e em preços). Como meu grau de miopia é alto, optei por uma lente mais cara (mas não a mais cara), por ser mais fina e leve.

Se você estiver em dúvida, a vendedora tira fotos de você, usando as diferentes armações, com uma câmera no computador. As fotos são colocadas lado a lado na tela, o que ajuda muito na hora escolha (mais do que o espelho!).

Acho que meus óculos levaram cerca de uma semana para ficarem prontos. Não é o serviço mais rápido, mas fiquei bem satisfeita.

* * *

O esquema de lentes da Boots

Se você usa lentes de contato com regularidade (como eu!), vale muito a pena conferir o Boots Contact Lens Scheme Rewards.

Você pode ir à ótica sempre que precisar de lentes para comprá-las, mas acho o esquema ótimo.

Em qualquer situação, o optometrist fornece um (ou mais) par de lentes gratuitamente, para teste, até achar a mais indicada para seu caso.

No esquema, pago £20 por mês (com as lentes mais baratas, sairia cerca de £15  – há um ano, quando fiz meu último exame -, mas tive que optar por um modelo mais caro devido ao meu problema de olhos secos).

A cada três meses, recebo uma caixinha pelo correio (sem cobrança extra por essa entrega) com a quantidade de lentes para os próximos três meses.

Foto: Melissa Becker

Só é ruim quando se começa: você só vai receber a primeira caixinha após ter pagado por três meses. Nesse período, ou você usa óculos, ou compra lentes separadamente. O esquema pode ser cancelado a qualquer momento. 

Foto: Melissa Becker

Ele dá direito ainda a 50% de desconto em armações, exames oculares gratuitos  (e eles mandam cartinhas, lembrando que é hora de marcar sua consulta) e 10% de desconto em qualquer produto da marca Boots, se você tiver o Advantage Card – esquema de pontos que recomendo!

Existem outras óticas que devem ter esquema parecido, como Specsavers (que tem os MELHORES comerciais de TV, como a do sheep dog – adoro a cara do velhinho no final) e Vision Express. É uma questão de encontrar a que vai fornecer o serviço mais adequado para seu caso.

0 thoughts on “Óculos e lentes no Reino Unido: como fazer?

  1. Oi Melissa! Obrigada pelas dicas! Estou indo agora no centro na Specsavers para a minha consulta de retorno. Testei as descartaveis (achei que nao tinha sido muito bom) e ha duas semanas estava testando as mensais. Pior ainda. Eu achei o atendimento ok e eles aceitaram meu teste do Tesco. Mas ta dificil achar lente pra mim. Muito seco, muito grossa (e nao consigo tirar!), nao enxergo bem de perto, um olho ta desfocado, sinto algo no olho esquerdo o tempo todo, etc etc como estou indo pro Brasil, vou comprar descartaveis pra usar la (uma que funcione mais ou menos) e quando voltar irei na Boots pra fazer esse exame completo que eu acho q ta faltando pra descobrir o que realmente preciso. Lembro q jo Brasil quando usava, nao sentia nada, como nao tivesse lentes nos olhos e essas q testei, ate agora sinto o tempo todo. E lembro q usava a mesma marca q a sua. Nao tenho ctz q marca me passaram. Obrigada de novo! Beijos! 🙂

    1. Oi, Karen! Tem que ir testando até achar a lente mais confortável mesmo. Uma das razões pelas quais meus olhos ficam mais secos aqui, acho, é o heating. Isso eu sentia no Brasil quando ficava em lugares com ar condicionado o tempo todo, sabe? Mas passei a usar um colírio, e isso ajuda. Boa sorte e boa viagem! Beijos

  2. Sensacional esse post, Melissa. Verdadeirro serviço de utilizade pública. Acho que preciso de óculos de descanso. Está mais do que na hora de marcar minha consulta na Boots.

  3. Bom dia Melissa, Obrigada pelas dicas.

    Achei seu blog procurando na internet como comprar lentes decontato aqui na Inglaterra. To achando mais complex que no Brasil esse sistema aqui… hehehehe. Mas marquee meu exame na Boots porque perdi meus oculos e vou aproveitar e questioner sobre as lentes.
    Obrigada pela ajuda!!

    1. Oi, Betina. É mais complexo do que no Brasil, mas, no fim, estou achando mais prático. Recebo regularmente a caixinha com as lentes pelo correio, com o sistema da Boots. Nunca tive problemas. Boa sorte, obrigada por comentar! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *