Passaporte renovado pelo correio na Inglaterra

Há alguns meses, tive o passaporte renovado pelo correio pela segunda vez na Inglaterra.

Passaporte renovado pelo correio na Inglaterra - Foto: Melissa Becker
Foto: Melissa Becker

O Consulado-Geral do Brasil em Londres oferece o serviço aos cidadãos brasileiros que moram no Reino Unido. É a maneira mais prática para quem mora no interior do país, mas você tem que seguir todos os passos do site para não esquecer nenhum documento!

O passaporte renovado pelo correio pode ficar pronto em cerca de uma semana, após o envio da papelada para o consulado.

Na vez anterior, o documento emitido tinha validade de apenas três anos. Agora, recebi um válido por 10 anos!

Nas duas vezes, fiz o processo somente lendo e seguindo o que está explicado no site do consulado. No post anterior, várias pessoas deixaram perguntas, algumas que reproduzo com a resposta abaixo.

A informação correta para a maioria das suas dúvidas está no site do consulado, mas concordo que não está tudo em um lugar apenas. Tive que abrir várias janelas ao mesmo tempo para tirar todas as minhas dúvidas.

Não estou listando os documentos neste post porque isso pode mudar. É sempre bom buscar a informação direto da fonte, isto é, na página oficial. 😉

Por isso, listo abaixo as páginas úteis para você seguir o passo-a-passo e ter seu passaporte novo emitido rapidinho.

 

Como renovar o passaporte pelo correio

A primeira coisa a fazer é ir na página sobre emissão de passaporte do Consulado-Geral do Brasil em Londres.

Se você usar a barra de rolagem, verá que, logo abaixo do passo-a-passo, há um índice: passaporte para maior de 18 anos, menor, passaporte extraviado etc. Clique no seu caso para saber quais documentos você vai precisar.

Meu caso é o primeiro, passaporte para maior de 18 anos – e é sobre esse que vou me referir neste post.

É obrigatório preencher o formulário online. Imprima, assine e cole sua foto.

Outra página importante é a sobre formas de solicitação – o que, no meu caso, foi “pelo correio“.

Tem ainda essa outra página com instruções importantes sobre o envio dos documentos pelo correio – incluindo o tipo de envelope que se deve usar. Você vai precisar de dois envelopes do tipo Special Delivery.

Consulte também a página sobre taxas consulares para saber o custo da emissão do documento – tendo o passaporte renovado pelo correio, sua forma de pagamento será por postal order.

O consulado disponibiliza no site um checklist dos documentos necessários, que ajuda muito na hora de organizar a papelada. Eu imprimo essa lista, risco o que não se aplica ao meu caso (exemplo: documento militar, requisito para homens entre 18 e 45 anos) e vou marcando depois os passos que já cumpri.

A única coisa que acrescento ao final da checklist é: um segundo envelope do tipo Special Delivery, preenchido e selado. Esse você vai colocar dentro do envelope com os documentos, para que o consulado mande a papelada de volta com o novo passaporte.

 

Você teve que enviar o seu passaporte velho?

Sim, mandei o passaporte antigo. Eles enviaram de volta depois, com as pontas da capa cortadas e o carimbo de “cancelado” nas páginas internas.

 

Estou em débito com a Justiça Eleitoral. Como devo proceder?

Se você precisa regularizar sua situação, primeiro justifique sua ausência nas eleições seguindo as instruções para Justificativa Eleitoral. Depois, a certidão de quitação eleitoral pode ser emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Mesmo tendo o passaporte renovado pelo correio, preciso ir a Londres para a coleta das digitais?

Não. Copiei isso de um post do consulado no Facebook, quando anunciaram que os passaportes passariam a ter validade de 10 anos: “Para quem mora fora de Londres, uma novidade muito importante: a coleta das digitais e a regularização eleitoral não são mais requisitos para que o passaporte seja emitido com a validade máxima. A partir de agora, os passaportes solicitados pelo correio terão validade igual à dos passaportes solicitados presencialmente. Recomenda-se, no entanto, estar em dia com a Justiça Eleitoral. O Consulado-Geral esclarece, ainda, que a coleta de digitais é importante para a segurança na identificação do cidadão. Outra novidade é o fim da cobrança em dobro nos casos de não apresentação do passaporte anterior.”

 

Onde eu acho o postal order?

Postal order é uma forma de pagamento emitido em qualquer agência dos correios do Reino Unido (post office). Parece um cheque. Você vai ao guichê e pede um postal order nominal ao Consulate General of Brazil in London, no valor correspondente – conforme essa tabela de preços. Para o meu passaporte, paguei £120. Você paga a taxa na hora, e o correio imprime o postal order com esse valor para você.

 

Você já usou o serviço de renovação de passaporte
pelo correio do Consulado? Como foi sua experiência?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *