A residência oficial da Rainha em Edimburgo

seloEdimApesar de passar o verão no castelo de Balmoral, na região de Aberdeenshire, a Rainha Elizabeth II tem como residência oficial na Escócia o Palácio de Holyroodhouse, na capital, Edimburgo.

Menor que o Palácio de Buckingham, mas com uma paisagem imponente ao redor, o palácio serviu como cenário de importantes momentos históricos e guarda uma expressiva coleção de quadros, tapeçaria e móveis.

Palacio_de_Holyrood_Melissa_Becker01
Fotos: Melissa Becker

 

As origens do palácio estão ligadas à fundação de uma abadia em 1128. Por volta de 1680, o local havia sido reconstruído – mais ou menos, como o vemos hoje!

A visita ao palácio dura cerca de uma hora e meia. Após conhecer as diversas salas – como a do trono e os quartos que foram ocupados pela rainha Mary Stuart no passado -, vale a pena passear pelo jardim até as ruínas da abadia.

Ver o cenário ao redor – o verde do parque de Holyhood, com destaque para o Arthur’s Seat (o pico mais alto, na foto abaixo) – com os restos da abadia foi uma das partes que mais gostei da visita.

Palacio_de_Holyrood_Melissa_Becker03

 

Mary, Queen of Scots

Um dos locais mais interessantes do palácio é a câmara e ante-câmara de Mary Stuart. Mesmo tendo reinado de 1542 a 1567, a vida dela não foi fácil. Com a morte de seu pai, James V, Mary se tornou rainha com poucos dias de vida.

Crescido na França e casada com o herdeiro do trono francês (que morreu dois anos depois), ela voltou para a Escócia em 1561 – uma monarca católica em um país recém-convertido ao protestantismo.

Muitos dos principais eventos do reinado de Mary Stuart ocorreram no palácio. Foi em uma de suas salas que o secretário italiano da rainha, David Rizzio, foi assassinado por um grupo liderado por seu segundo marido, o ciumento Henry Stuart (Lorde Darnley) – há uma placa indicativa do local onde o corpo foi deixado.

Palacio_de_Holyrood_Melissa_Becker04

Após a morte misteriosa de Henry Stuart, Mary casou-se com James Hepburn, Conde de Bothwell, no Palácio de Holyroodhouse. A união foi condenada pelos nobres escoceses, e a rainha foi presa e obrigada a renunciar ao trono em favor de seu filho.

Ao escapar da prisão, Mary fugiu para a Inglaterra – mas aqui ela foi detida pela prima protestante Elizabeth I, que temia uma conspiração católica contra seu reinado. Mary foi executada em 1587.

 

* * *

Palacio_de_Holyrood_Melissa_Becker02

Hoje, os eventos que levam o Palácio de Holyhoodhouse aos jornais são mais amenos. Em 2010, o papa Bento 16 encontrou-se com a Rainha no local.

No ano seguinte, o palácio foi escolhido para a recepção do casamento de Zara Phillips, neta da Rainha, com o jogador de rugby Mike Tindall, meses depois do casamento do Príncipe William e Kate Middleton.

* * *

Junto à residência, está The Queen’s Gallery, uma reunião das peças por artistas escoceses que fazem parte da coleção real.

O Palácio de Holyhoodhouse fica no final da Royal Mile, Canongate (EH8 8DX), em Edimburgo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *