Gemas de Edimburgo: cidade velha, cidade nova

seloEdimUma das melhores coisas a se fazer em Edimburgo é simplesmente andar pelas ruas do centro da cidade.

A capital da Escócia é daqueles lugares em que a arquitetura e o urbanismo são atrações em si – tanto que as regiões conhecidas Old Town e New Town são consideradas patrimônio histórico pela Unesco.

Em primeiro plano, a Scottish National Gallery, na New Town; ao fundo, New College e St Columba's Free Church of Scotland, na Old Town - Fotos: Melissa Becker
Vista do ônibus: em primeiro plano, a Scottish National Gallery, na New Town; ao fundo, New College e a igreja de St Columba, na Old Town – Fotos: Melissa Becker

* * *

Café em frente ao museu em estilo georgiano
Café em frente ao museu em estilo georgiano

O caminho em que fiz, no primeiro dia em que explorei Edimburgo, começou na estação de trem de Waverley, seguindo pela Princes Street.

Essa parte se localiza na Cidade Nova (New Town), que, para nós, pode não soar tão nova assim: foi construída de forma planejada entre  1767 e 1890, em estilo georgiano.

É uma área de grandes lojas e de atrações como o monumento ao escritor Walter Scott e os principais museus de arte de Edimburgo.

A região é ainda caracterizada por grandes jardins, como Regent Gardens (onde fica o monumento a Nelson, em Calton Hill, na primeira foto deste post), Private Gardens e Princes Street Gardens.

Foi neste último, situado no limite entre as duas regiões, em que tive a melhor visão da justaposição de estilos da cidade.

Edimburgo_Escocia_Melissa_Becker12

Edimburgo_Escocia_Melissa_Becker10
Princes Street Gardens

* * *

De lá, subi a pé para o castelo – o destaque da Cidade Velha (Old Town), além do Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da Rainha em Edimburgo. Aguarde post sobre essas duas atrações!

Os dois pontos são ligados pela Royal Mile, uma das ruas mais antigas da cidade.

Edimburgo_Escocia_Melissa_Becker13

A região abriga ainda muitas casas de mercadores e nobres dos séculos 16 e 17.

Edimburgo_Escocia_Melissa_Becker08

Para a Unesco, esse “contraste entre a orgânica e medieval Cidade Velha e a planejada e georgiana Cidade Nova de Edimburgo proporciona uma clareza de estrutura urbana sem igual na Europa“.

* * *

Ao longo desta semana, vou publicar uma série de posts sobre minha visita a Edimburgo. Foi curta, faltou visitar vários lugares, mas fui às principais atrações. Não esqueça de conferir o blog nos próximos dias, ou curta a página do Facebook para não perder nenhuma atualização. 

Edimburgo_Escocia_Melissa_Becker07

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *