Harvington Hall: abrigo de padres no século 16

kidderApós a Inglaterra ter se tornado oficialmente protestante, em 1559, o catolicismo foi considerado ilegal no país por mais de 200 anos.

Na cidade de Kidderminster, em Worcestershire, é possível visitar uma propriedade com esconderijos onde padres perseguidos por soldados da coroa britânica ficavam por dias.

Harvington_Hall_Melissa_Becker08

Harvington Hall é considerada um dos mais bens preservados exemplos desses abrigos, com pinturas originais da era elizabetana em suas paredes e outras atrações.

 

Harvington_Hall_Melissa_Becker01

A casa foi construída por volta de 1580. Já no final daquela década, os esconderijos, conhecidos aqui como priest holes, foram engenhosamente incluídos na estrutura do prédio pelo construtor Nicholas Owen, ex-empregado de um jesuíta na Inglaterra.

Harvington_Hall_Melissa_Becker09

Ele mesmo teve que utilizar um de seus espaços secretos, durante uma revista de soldados à casa, que durou 12 dias. Dividindo o esconderijo com outro católico, tudo o que a dupla teve para comer no período foi uma maçã.

Harvington_Hall_Melissa_Becker07

Essas e outras histórias – assim como acesso aos esconderijos – fazem parte de uma visita guiada ao local.

Além disso, outras construções no terreno também são atrações: uma capela católica de 1743, “camuflada”, e a casa de malte, para a produção de cerveja. Naquela época, sem água tratada, as pessoas pegavam menos doenças ao consumir bebidas alcóolicas do que água do rio.

Harvington_Hall_Melissa_Becker05

Harvington Hall fica na Harvington Hall Lane, em Kidderminster, Worcestershire (DY10 4LR).

Harvington_Hall_Melissa_Becker02

Harvington_Hall_Melissa_Becker04

Harvington_Hall_Melissa_Becker10

Harvington_Hall_Melissa_Becker11

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *