Natal em Belfast: Crown Liquor Saloon - Foto: Melissa Becker

Natal em Belfast

Neste ano, entrei no clima de Natal em Belfast.

Eu estava na Irlanda do Norte no dia 1º de dezembro, cruzando o County Antrim de ônibus. O motorista comentou que, a partir desse dia, começava a tocar músicas natalinas, especialmente Fairytale of New York, do The Pogues. É uma balada ao estilo da música folclórica irlandesa (imagine Wander Wildner cantando uma música de Natal ao estilo irlandês: é isso).

belfast_natal_city_hall_melissa_becker02
Belfast City Hall e a feira natalina – Fotos: Melissa Becker

No Reino Unido, os sinais de que o Natal está chegando aparecem nas lojas cedo demais. Às vezes, em outubro, já tomando espaço do estoque deixado pela decoração de Halloween. No início de novembro, as prateleiras ficam repletas de Papais Noéis. Eu não curto essa antecipação consumista.

Por isso, o comentário do motorista serviu como a “abertura oficial” das festividades para mim. Sim, agora entrei no espírito natalino, e curti o que vi em Belfast com o tema.

 

Feira de Natal no Belfast City Hall

Primeiro lugar que visitei na cidade, na companhia das minhas colegas. Fui para lá a trabalho, mas fiquei uns dias a mais de férias, para um pouco de turismo. Comemos crepe com nutela, acompanhado por um copo de mulled wine (quentão!) para esquentar.

É tipo o German Market de Birmingham, mas menor, já que as banquinhas ficam dentro dos muros do City Hall, e menos alemã.

belfast_natal_city_hall_melissa_becker01

Em frente ao City Hall, Donnegal Place é uma das principais ruas de compras da capital, com unidades das principais lojas britânicas. Na tarde de sexta-feira, quando muitos saem do trabalho mais cedo em Belfast, a via estava bem movimentada.

 

Crown Liquor Saloon

Considerado o bar mais bonito de Belfast, esse pub em estilo vitoriano estava sendo decorado pelos funcionários quando fui ao segundo andar, no dining room. Logo após a estrela ser colocada no topo do pinheirinho, uma das garçonetes me perguntou: “Você gostou da nossa árvore?”.

Não só da árvore. O Crown é único, e ainda vou escrever mais sobre ele em um futuro post.

belfast_natal_crown_pub_melissa_becker02belfast_natal_crown_pub_melissa_becker01

 

Europa Hotel

Localizado do outro lado da rua do Crown Liquor Saloon, o histórico Europa Hotel de Belfast brilha na Great Victoria Street. As luzinhas que agora adornam a fachado do prédio demonstram como os tempos mudaram.

O hotel é conhecido como o que mais sofreu ataques com bombas na Europa, talvez no mundo, somando mais de 30 explosões. Era a época dos conflitos na Irlanda do Norte entre unionistas (maioria protestante, a favor do governo britânico) e nacionalistas (maioria católica e republicana).

belfast_natal_europa_hotel_melissa_becker

O Europa era alvo óbvio por ter políticos, primeiro-ministros e jornalistas como hóspedes – ou seja, teria cobertura garantida e, quem sabe, um efeito político, ao custo de vidas.

A paz entre os dois lados foi selada com o acordo de Belfast (ou Good Friday Agreement) em 1998.

 

Titanic Belfast

Ainda vou escrever mais sobre esse museu interativo, mas agora você sabe porque minhas fotos do Titanic Belfast mostram luzinhas em excesso!

belfast_natal_titanic_melissa_becker01

O Titanic foi construído em Belfast e, como os moradores gostam de dizer, deixou a cidade sem apresentar problemas. Em 2012, foi inaugurado esse prédio que abriga a maior exposição do mundo relacionada ao navio.

belfast_natal_titanic_melissa_becker02

 

Tenho ainda muito a escrever sobre a Irlanda do Norte aqui no blog, mas pensei em publicar essas fotos agora para aproveitar a época do Natal. Vale a pena visitar Belfast a qualquer época, mas a iluminação especial deixou minha visita mais mágica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *