Mergulho no passado romano de Bath

BathO local onde romanos aproveitavam para relaxar em águas termais há séculos é uma das principais atrações turísticas da Inglaterra de hoje.

Tesouro arqueológico, The Roman Baths foi centro da vida em sociedade quando essa região da Grã-Bretanha era parte do Império Romano e é uma de suas heranças históricas mais bem preservadas no norte da Europa.

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

Visitei o local em 2007 e gostei tanto que não me importei de repetir neste ano, mas de uma maneira diferente. Em julho e agosto, é possível visitar a área ao entardecer, com chamas de tochas e a vista da abadia iluminada dando uma nova atmosfera.

Roman_Baths_Melissa_Becker08

Outro grande trunfo da visita noturna é o menor número de turistas: não há filas e passear pelo complexo se torna muito mais agradável. Nos dias frios, é possível ver o vapor proveniente das águas aquecidas naturalmente.

* * *Roman_Baths_Melissa_Becker02


Ao luz do dia ou de tochas
, é interessante ver como a história da cidade está ligada a suas águas.

Diz a lenda que o Príncipe Bladud, que sofria de lepra, notou a aparência saudável da pele dos porcos que chafurdavam na lama quentinha daquela terra e decidiu fazer o mesmo.

Curado, ele fundou a cidade de Bath ao redor de suas fontes em 863 AC (e, por isso, há várias homenagens a porquinhos pela cidade – como a estátua ao lado, do príncipe com um simpático suíno, no Parade Gardens).

Roman_Baths_Melissa_Becker04

Em 43 AD, os romanos começaram a construção de Aquae Sulis – da qual esse complexo que pode ser visitado hoje fez parte – como um santuário de descanso e relaxamento, incluindo uma reserva e um templo dedicado à deusa Sulis Minerva (abaixo da foto principal, à esquerda).

Roman_Baths_Melissa_Becker01

Peça arqueológicas e segredos do cotidiano dos moradores em Aqua Sulis fazem parte de uma exposição no sítio.

Reserve ao menos uma hora e meia para poder percorrer todo o local e aprender um pouco da história.

Roman_Baths_Melissa_Becker09

Roman_Baths_Melissa_Becker12

 

The Pump Room Restaurant

Junto ao complexo, fica o The Pump Room Restaurant, que você pode dar uma olhadinha mesmo se não for consumir.

DSC_6680 (1024x685)

O lugar é um restaurante e café, mas o que o torna especial é o tal do pump, que bombeia água da “Fonte do Rei” – uma peça do século 19.

The_Pump_Room_Melissa_Becker01

Você pode experimentar essa água (por um preço pequeno – não sei quanto é porque não provei). Ela contém 43 minerais e tem um gosto “diferente” (se for a mesma fonte da água no final da visita ao The Roman Baths, é estranho, mas dá para beber!).

No The Pump Room, só provei mesmo o Bath Bun (tostado e acompanhado de manteiga com canela) e chá.

Traditional Bath bun with cinammon butter: tasty! #Bath #visitBritain #Inglaterra #uk #traveltips #viajante #viagem

A post shared by Melissa Becker (@melissabeckerbr) on

 

Se no final da visita, você se inspirou para um banho relaxante, a lojinha do museu tem produtos como sais, sabonetes e patinhos de borracha vestidos como soldados romanos.

Roman_Baths_Melissa_Becker14 (1)

The Roman Baths fica na Stall Street, em Bath, na região de Somerset (BA1 1LZ).

Roman_Baths_Melissa_Becker15

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *