Na região da Boêmia: uma visita a Pilsen

PilsenUm dos símbolos máximos da tradição boêmia na produção de cerveja não fica longe de Praga.

Existem várias cidadezinhas que os guias de viagem sugerem visitar na região da Boêmia, não muito longe da capital – como Karlovy Vary, cidade spa, e Kutná Hora, considerada patrimônio histórico pela Unesco -, mas elas ficaram para uma próxima.

Dessa vez, escolhemos pegar o trem para uma day trip a Pilsen (Plzeň, em tcheco), onde a cerveja pilsen foi criada.

Estação em Praga onde pegamos o trem para Pilsen - Fotos: Melissa Becker
Praha hlavní nádraží, principal estação de Praga, onde pegamos o trem para Pilsen – Fotos: Melissa Becker

O milagre cervejeiro ocorreu em 1842 na fábrica Plzeňský Prazdroj, mais conhecida pelo seu nome em alemão, Pilsner Urquell, onde fizemos uma visita guiada. Confira no vídeo abaixo:

Chegamos no horário de almoço, por isso, decidimos ir ao restaurante da cervejaria, antes de o tour começar. Melhor prato de toda a nossa temporada na República Tcheca (mais um goulash para mim!).

Pilsen_Melissa_Becker01

O guia dos mostrou primeiramente a parte mais moderna da fábrica, que estava parada no dia da nossa visita devido ao feriado de Páscoa.

Pilsen_Melissa_Becker04

A parte histórica é a que mais encanta. A técnica então inovadora que resultou na cerveja pilsen foi feita pela primeira vez na Pilsner Urquell por um mestre cervejeiro da Bavária, Josef Groll, com ingredientes locais.

Pilsen_Melissa_Becker05

Parte da visita é pelos túneis sob a fábrica – cavernas que começaram a ser escavadas no século 14 – e que serviam como depósito ideal para os barris, graças a sua temperatura mais baixa.

Pilsen_Melissa_Becker02

Foi no subsolo de Pilsen, em copinho plástico servido diretamente de um barril por um senhorzinho de blusão de tricô, que tomei a melhor pilsen.

Sério, nem sou muito fã desse tipo de cerveja, e não achei a versão engarrafada da marca grande coisa. Mas essa, “direto da fonte”, tinha um sabor especial – pequenas coisas que tornam experiências de viagem memoráveis.

Pilsen_Melissa_Becker06
Entrada da fábrica da Pilsner Urquell

 

Museu da cervejaria

Com tempo para explorar um pouco mais da cidade depois da visita à fábrica, fomos ao Museu da Cervejaria de Pilsen (Pivovarské Muzeum), na Veleslavínova 6.

Pilsen_Melissa_Becker03

Considerado o único museu profissional desde tipo na Boêmia, ele fica em um prédio do século 15 que, antigamente, funcionava como cervejaria.

 

Pilsen_Melissa_Becker07

Depois de uma volta na encantadora praça central de Pilsen e um café, caminhamos mais um pouco pela cidade e voltamos para a estação de trem para voltarmos à Praga no final do dia.

Pilsen_Melissa_Becker08
Estação de trem de Pilsen

 

Esse é meu último post sobre essa viagem à República Tcheca. Se você perdeu as
publicações anteriores, confira dicas
de locais imperdíveis em Praga neste link
!

4 thoughts on “Na região da Boêmia: uma visita a Pilsen

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *