Primavera em Praga… com Páscoa e neve!

PragaFomos para Praga, capital da República Tcheca, na Páscoa passada.

Foi minha primeira visita a um país do Leste Europeu. Sendo Praga considerada a Paris do Leste, foi fácil escolhê-la como primeiro destino do lado de lá do antigo muro de Berlim.

É um prazer caminhar pelas ruas dessa cidade belíssima – na minha opinião, mais do que pelas ruas de Paris, principalmente porque não é lotada de turistas. 

Melhor ainda, é mais barata do que várias capitais europeias (a moeda local não é o euro, mas a coroa tcheca, ou koruna).

No vídeo abaixo, confira cenas dos nossos primeiros dias em Praga – com neve já nas primeiras horas! Abaixo, conto um pouco mais sobre cada atração que aparece no vídeo:

 

 

> Igreja de Santa Ludmila, na Praça da Paz (Náměstí Míru): fica na região de Vinohrady, onde ficamos hospedados (veja meu post com vídeo sobre o apartamento que alugamos pelo site AirBnb). Logo, a praça e a igreja serviam como nosso ponto de referência para nos localizarmos nos primeiros dias. Há metrô e paradas de bondes na praça, além de bons restaurantes a uma curta caminhada dali.

Praga_Melissa_Becker03
Igreja de Santa Ludmila (à esquerda) e museu nacional (à direita), em uma caminhada sob neve em plena primavera – Fotos: Melissa Becker

 

> Praça Wenceslau (Václavské Náměstí, ou Wenceslas Square): localizada na Cidade Nova (Nové Město), é onde fica o museu nacional, que infelizmente estava fechado para reformas quando fomos. Ao longo da avenida, há vários hotéis, cafés e lojas. Historicamente, foi palco de importantes demostrações populares, como manifestações contra a invasão soviética da Tchecoslováquia, no final da década de 60, e as da Revolução de Veludo, em 1989.

 

> Museu do Comunismo na República Tcheca: não está no vídeo, mas foi o primeiro local que visitamos. Fica na Na Příkope 10, em cima do McDonalds, ao lado do cassino. Não, não é brincadeira: é sobre um dos maiores símbolos do capitalismo que você vai encontrar um museu dedicado ao regime comunista em Praga. Na verdade, parece mais uma depósito – estátuas, bustos e outros objetos da época dividem espaço com placas que contam um pouco da história, “do sonho ao pesadelo”, como diz o panfleto do local. É uma pena, poderia ser melhor apresentado, mas é imperdível se você gosta de história. Réplicas de uma oficina da década de 50 e de uma sala para interrogatórios dão uma noção de como o regime influenciava a vida das pessoas na época. Não deixou boas lembranças na memória do povo.

Praga_Melissa_Becker04

 

> Feiras de Páscoa: a Páscoa é uma época especial na República Tcheca, com muitas tradições e costumes enfeitando as ruas. Nas praças, há diversas feiras, com barraquinhas vendendo artesanato, e as flores e fitas deixam tudo mais autêntico e bonito.

DSC_5969 (1024x685)
Staromestské Námesti, ou Praça da Cidade Velha, em época de Páscoa

Praga_Melissa_Becker05

 

Torre Jindřišská: em estilo gótico e situada próxima à Praça Wenceslau, é uma das torres que confere à Praga a denominação de “Cidade das Cem Torres” e uma das quais turistas podem subir para vê-la a partir de um outro ângulo.

 

Praga_Collage_Melissa_Becker (953x1024)
Torre Jindřišská (à esquerda) e detalhe de vitral em estilo art nouveau na Catedral de São Vitus (à direita)

 

> Castelo de Praga (chamado pelos tchecos apenas de Hrad): é a principal atração turística da cidade. Considerado patrimônio mundial pela Unesco, é o maior complexo antigo do mundo, com palácios e prédios eclesiásticos de vários estilos arquitetônicos. No vídeo, mostro o interior da catedral de São Vitus, uma das principais construções da área, mas há muito para se ver, como as joias da coroa da Boêmia e a Basílica de São Jorge. Erguido em cima de um morro, é outro ponto para belas vistas da cidade.

 

Praga_Melissa_Becker06

Praga_Melissa_Becker02
Nas duas fotos, Ponte Carlos (em primeiro plano) e o castelo (no alto do morro)

 

> Ponte Carlos (Karlův most, ou Charles Bridge): charmosa ponte de pedra construída sobre o rio Vltava entre os séculos 14 e 15, tem uma série de estátuas barrocas dos dois lados e, em cada ponta, uma torre. Turistas lotam a ponte à tarde, disputando espaço com artistas e vendedores para garantir os melhores ângulos em suas fotos.

 

> Relógio astronômico (Pražský orloj, ou Astronomical Clock): entramos agora na parte medieval de Praga (Staré Město, como a cidade velha é conhecida), e o relógio astronômico era o que eu mais queria ver nesta viagem – simplesmente porque eu acho lindíssimo, e não porque entendo qualquer coisa de astronomia. O relógio foi primeiramente instalado em 1410. É outra torre em que se pode subir para vistas da cidade (não fomos, por causa da fila).

Praga_Melissa_Becker01

 

Não perca: mais dicas imperdíveis da
República Tcheca
 no BrummieBR!

18 thoughts on “Primavera em Praga… com Páscoa e neve!

    1. Oi, pessoal! Tudo bem? Obrigada pelo comentário. Vou publicar posts sobre a Praga durante essa semana inteira, tivemos umas ótimas férias por lá. Recomendo muito visitar a cidade, é linda. Abraços!

    1. Oi, pessoal! Tudo bem? Obrigada pelo comentário. Vou publicar posts sobre a Praga durante essa semana inteira, tivemos umas ótimas férias por lá. Recomendo muito visitar a cidade, é linda. Abraços!

  1. Mel, adorei! Sou louca pra conhecer Praga, mas, ridiculamente, sempre me bate a tensão: dá pra falar inglês e se virar na boa? Posta mais, sempre! Beijocas!

  2. Mel, adorei! Sou louca pra conhecer Praga, mas, ridiculamente, sempre me bate a tensão: dá pra falar inglês e se virar na boa? Posta mais, sempre! Beijocas!

  3. … brisei na imagem da Matrioska (irritada) no poster rs!

    Amo Matrioskas!

    —————————————–

    Meuuuuuuuuu que lugar FABULOSO!
    E neve … sou louca pra saber a sensação de estar na neve rs!

    1. A Matrioska é ótima, resume bem as lembranças que a União Soviética deixou na República Tcheca.

      Neve é lindo na primeira vez que se vê. Depois, é um saco, se tu queres ir trabalhar, ir a outros lugares etc.

  4. … brisei na imagem da Matrioska (irritada) no poster rs!

    Amo Matrioskas!

    —————————————–

    Meuuuuuuuuu que lugar FABULOSO!
    E neve … sou louca pra saber a sensação de estar na neve rs!

    1. A Matrioska é ótima, resume bem as lembranças que a União Soviética deixou na República Tcheca.

      Neve é lindo na primeira vez que se vê. Depois, é um saco, se tu queres ir trabalhar, ir a outros lugares etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *