The Shard: o prédio mais alto da capital britânica

O skyline de Londres tem contornos icônicos. Erguido para competir na vertical com atrações como a catedral de St Paul e a London Eye, The Shard já nasceu como novo marco: o de ser o prédio mais alto da capital britânica.

Na verdade, é o mais alto da Europa Ocidental e, do topo, descortina-se uma visão inesquecível de uma das cidades mais interessantes do mundo.

Fotos: Melissa Becker
Fotos: Melissa Becker

Com 309,6 metros de altura, The Shard tem 87 andares – sendo o 72º o mais alto em que se pode chegar.

A edificação é coberta por 11 mil painéis de vidro (de onde vem seu nome em inglês, “caco”) em uma área equivalente a oito campos de futebol.

The View From The Shard 15 Foto Melissa Becker

Além da vista, que é a atração turística (sob o nome oficial de The View From The Shard), escritórios, restaurantes internacionais, jardins de inverno, hotel de luxo e até apartamentos residenciais exclusivos ocupam os demais andares.

The View From The Shard - Foto: Melissa Becker

É o conceito de cidade vertical.

 

Sonho

The Shard nasceu do sonho do empresário Irvine Sellar. Ao anunciar o projeto do prédio em 2000, o setor não deu crédito: era um plano maluco.

The View From The Shard - Foto Melissa Becker

Começou a tomar forma em um esboço do arquiteto italiano Renzo Piano, que o desenhou de forma a “fundir-se” com o céu. Daí, a transparência dos vidros. Com a luz, o prédio muda de cor.

Além do desafio da altura em si, o terreno onde se localiza o sonho agora concretizado de Sellar só apresentava dificuldades: ao lado do Rio Tâmisa, da mais antiga estação da capital britânica (a London Bridge) e de um hospital (o Guy’s, um dos principais de Londres).

The View From The Shard - Foto: Melissa Becker

E mais: no local, havia um velho prédio, que não poderia simplesmente ser implodido devido ao que havia ao seu redor. Trabalhadores tiveram que “desmanchar” a edificação – demolindo andar por andar, peça por peça, de cima para baixo.

Mesmo assim, os 309,6 metros do Shard foram erguidos em quatro anos, com técnicas nunca antes usadas no Reino Unido para superar desafios de engenharia. Sua inauguração oficial, em 5 de julho de 2012, antecedeu a realização dos jogos olímpicos de Londres.

Para mais informações sobre a construção, o documentário The Tallest Tower: Building The Shard, do Channel 4, é imperdível.

The View From The Shard - Foto: Melissa Becker

Empreendimento

The Shard é a principal peça de um novo distrito comercial que está sendo criado no coração da Londres histórica, chamado London Bridge Quarter e estimado em £ 2 bilhões.

A edificação é de propriedade da empresa de Irvine Sellar e do governo do Catar.

 

No próximo post: como é a visita às galerias do
The View From The Shard. Aguarde!

 

* Visitei o The View From The Shard com ingresso gentilmente cedido pela assessoria de imprensa da atração para o BrummieBR.

3 thoughts on “The Shard: o prédio mais alto da capital britânica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *