Tintagel: o castelo onde nasceu o Rei Arthur

TintagelA Cornualha é a região mais linda em que estive na Inglaterra.

O que me fez cair de amores não foi aquela vida de praia, mas a dramaticidade da costa inglesa – principalmente onde foi construído o castelo de Tintagel.

Fotos: Melissa Becker (2012)
Fotos: Melissa Becker (2012)

Viagem à Cornualha

Visitei essa parte, ao sul do país, em 2012. Foram seis horas de viagem, de carro, e alugamos uma casa em um holiday park em Padstow por oito dias. Infelizmente, não tive oportunidade de escrever antes sobre tantos lugares lindos que visitei por lá e recomendo, como St Ives e o Eden Project. Aos poucos, vou dividir aqui no blog.

Tintagel_Melissa_Becker12

Os encantos de Tintagel

Em Tintagel, prepare-se para caminhar muito. Para subir escadas estreitas e íngremes, com mais gente subindo e descendo. Vá com o tênis mais confortável.

Tintagel_Melissa_Becker11

Prepare-se também para ser maravilhado com a paisagem ao chegar aos pontos mais altos e para tirar muitas, muitas fotos.

Tintagel_Melissa_Becker15

Por si só, a área já impressiona, com suas rochas esculpidas pelo Atlântico, pelo vento e pela chuva.

Mas talvez tenha sido justamente esse encantamento que gerou, no passado, aquilo que torna Tintagel ainda mais procurada por turistas do mundo todo: a lenda do rei Arthur.

Tintagel_Melissa_Becker02

 

Onde o Rei Arthur nasceu

O local ganhou fama literária no século 12, quando o clérigo e historiador galês Geoffrey of Monmouth incluiu em seus escritos que o lendário Rei Arthur teria sido concebido em Tintagel.

Na praia, é possível até visitar a caverna do mago Merlin!

Tintagel_Melissa_Becker07

O mito surgiu antes mesmo de a fortificação ser erguida – e provavelmente foi construída em tal local, em 1223, para reforçar os elos entre os antigos poderosos da Cornualha e os monarcas de então.

Tintagel_Melissa_Becker10

Um século depois, o castelo foi abandonadoAssim como em Kenilworth, você só verá as ruínas, pedras empilhadas em um cenário impressionante.

Depois da visita à fortificação, fomos dar uma volta no centro da cidadezinha, para comer um tradicional cream tea.

Tintagel_Melissa_Becker13 Tintagel_Melissa_Becker14

Mesmo de carro, achei difícil chegar ao castelo – as estradinhas são extremamente sinuosas. Mas valeu a pena. Com ingresso a menos de £ 10, é um passeio para um dia inteiro.

De acordo com o site do English Heritage, há novidades no local para o verão de 2015.

O Castelo de Tintagel fica na Castle Road, Tintagel, Cornwall (PL34 0HE).

Tintagel_Melissa_Becker01

TINTAGEL_Pinterest

0 thoughts on “Tintagel: o castelo onde nasceu o Rei Arthur

  1. Já estive em Tintagel também, foi muito magico pra mim pois sempre fui apaixonada pelas lendas arthurianas. O Litoral da Inglaterra é muito lindo mesmo.

  2. Você fez todo este passeio por conta própria ou fechou com uma Ag de turismo?
    Pode me indicar?
    Estarei em Cardiff e gostaria muito de chegar neste Castelo!
    Obrigada!!

    1. Oi, Geni. Tudo bem? Fizemos o passeio por conta própria, fomos de carro. Não há estação de trem na cidadezinha. Se você não pode ou não quer dirigir por aqui, minha sugestão é contactar operadoras locais de turismo na região da Cornualha. Não conheço nenhuma, mas você pode dar uma olhada pelo Google – procura por “cornwall excursions day trip tintagel”, ou algo semelhante. Vale a pena visitar. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *