O blusão no Natal inglês (e o que aprendi com ele)

image

Você já deve ter visto em filmes de Natal aquela cena em que todos os integrantes da família estão na sala, abrindo presentes, enquanto vestem blusões temáticos.

Ridículo, não? Era o que eu achava.

Minha opinião começou a mudar no ano passado, quando trabalhei com uma amiga britânica (a Tas) que simplesmente ama Natal.

Desde o início de dezembro, ela começa a desfilar uma extensa coleção de blusões de Natal (Christmas jumpers, como chamam por aqui).

Eu olhava e pensava como ela tinha coragem de sair assim na rua. Até que um dia, enquanto colocava uma tiara vermelha com chifres de renas purpurinados, ela disse: “Eu gosto de fazer as pessoas riem”.

E aí caiu a ficha. Uma lição que aprendi com os ingleses (melhor, britânicos em geral): a capacidade de não se levar tão a sério.

Eles sabem que parece estúpido – e por isso mesmo se vestem assim. E se divertem.

Em geral, o que há por trás dessas ações, são iniciativas para arrecadar dinheiro para alguma instituição de caridade ou causa.

Na minha cabeça, funciona mais ou menos assim: quero ajudar essa organização e, para isso, vou me vestir de forma ridícula (ou crescer o bigode, ou participar de uma competição de bolos mesmo se não sei assar um bolo, ou correr uma maratona) para chamar a atenção daqueles que conheço ou que passam por mim na rua. A galera vai ver e pensar: “pô, eu não faria uma coisa dessas, esse cara merece algo”, vai ter empatia e vai ajudar a causa (isto é, doar algum dinheiro).

Desculpa aí, se vocês são seres mais evoluídos e sempre viram isso tudo com claridade. Eu não, e admito minha ignorância.

* * *

E assim, após quatro Natais na Inglaterra, comprei meu primeiro Christmas jumper na H&M (a campanha da coleção tem Kate Perry como garota-propaganda). Discreto, entre as várias opções que se encontra pelas lojas neste ano.

Usei pela primeira vez no jantar com amigas brasileiras no Carluccio’s, mais para rir mesmo. Olha que bonitinhas, celebrando Natal à moda inglesa em um restaurante italiano:

Natal_Carluccios01 (746x559)

Natal_Carluccios02 (960x720)

* * *

Nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, meu escritório vai participar do Text Santa Christmas Jumper Day – um dia em que vamos trabalhar com nossos blusões natalinos e doar £2 ou mais  para três organizações, que devem repassar o dinheiro para famílias em dificuldades neste Natal: Macmillan Cancer Support, Make-A-Wish® UK e Save the Children.

Na dúvida do que vestir? A Cosmopolitan UK (!) publicou uma galeria com mais de 40 modelos neste link, com detalhes 3D e até pisca-pisca (sim, luzes de Natal que fazem parte do blusão e funcionam!).

 

E vocês têm blusão de Natal? Estão planejando participar do Christmas Jumper Day no Reino Unido?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *